STEAM... a partir de um Hotel de Abelhas

O nosso Hotel de Abelhas ficou hoje concluído, depois de o pintarmos na parte de dentro...
Pintamos também o nome e aproveitamos para o fazer cá fora, pois hoje esteve um belo e quentinho dia de sol...
Com as massas que sobraram, tornamo-nos engenheiros e começamos as nossas construções STE(A)M!

A sigla (em inglês) significa Ciências, Tecnologia, Engenharia (Artes) e Matemática e é uma tendência em expansão mundial nos primeiros anos da Educação de Infância. Tem um significado mais amplo e um propósito que vai além dessas cinco áreas de conhecimento, que podem ser abordadas de diversas formas: cada uma individualmente, todas em conjunto ou a combinação de algumas delas. 
Oferece muitas oportunidades para a exploração e desenvolvimento de habilidades. A aprendizagem com recursos práticos permite que as crianças explorem, construam e compartilhem a compreensão do mundo ao seu redor, enquanto o aspeto divertido de tais recursos faz com que se mantenham constantemente motivadas para continuar a aprender, dentro e fora da sala de aula. (Mais sobre STE(A)M aqui).

Usamos massas cilíndricas de diferentes tamanhos, espátulas de madeira, fita crepe, cola de tubo e cola quente... e, quem quis, desenvolveu as suas ideias:
Um túnel tipo escorrega transformou-se então num túnel para uma corrida de abelhas
E aquilo que iria ser um pequeno túnel, ampliou-se e cresceu para o triplo!
Os seus criadores apresentaram depois as suas criações ao grande grupo.
Também surgiram barcos, binóculos e outras coisas que ainda estão em construção... os materiais de fim aberto (peças soltas) são assim mesmo, nunca sabemos onde nos vão levar, voam com a nossa imaginação! E as dificuldades que temos de resolver (como colar, o que usar, como segurar para não cair) incentivam a criatividade na resolução de problemas, a persistência e a resiliência!

Nas áreas, as torres de Lego continuam altas e em alta, mas agora com os alicerces bem mais reforçados! Estes engenheiros estão a aprender com os erros, a aprender pela experiência...não é essa a melhor forma?
As parcerias criativas - na pintura, colagem e desenho, são também habituais. 
E, quando assim é, uns puxam os outros e todos evoluem!

Ainda houve oportunidade de terminar o cartaz "Dá 5 à atenção" (no âmbito do projeto eTwinning  "Attention, please!")que ilustra uma estratégia que criamos para estimular a atenção durante a reunião do grupo...
Cá fora, o ponto alto foi o ponto de água 😁
Sim, agora temos um ponto de água na cozinha de lama, o que significa que podemos ir buscar sozinhos a água que precisamos para a nossa lama 😊 basta abrir a torneira.
 Está espetacular o nosso ponto de água e sabem quem o fez? 
- Foi o meu pai que o construiu para vocês 😉 - disse a nossa educadora.
- Ai tu também tens pai? Não sabia! - comentou a A. 
😂😂😂
Além disso, tem uma tampa com furinhos para receber a água da chuva e outra tampa fechada, para quando não é preciso mais. Isto é muito STEAM e muito amigo do ambiente, pois reaproveita a água da chuva!

Ainda brincamos aos dinossauros... e a outras coisas mais!
Durante a tarde outr a abelhinha morta foi encontrada...
- Vamos fazer outro funeral?
- Não é preciso, abrimos um bocadinho a terra e pomos esta abelhinha à beira da outra...
E assim foi.
A cobertura da nossa escola está quase completa, como se pode ver e vai fazer sombrinha nos dias de calor e abrigar-nos nos dias de chuva.
E amanhã haverá mais (atenção que está marcada uma greve, pelo que deverão estar atentos) beijinhos virtuais 😘

Comentários