Todos os dias são "Dia Internacional do Brincar"

E hoje não foi exceção 😊
Fizemos o que planeamos em conjunto e decidimos fazê-lo lá fora, aproveitando este tempo de sol quentinho! Com um espaço exterior como este, nem podia ser de outra maneira... brincando!

"Adotar a brincadeira livre e não estruturada dentro de um enquadramento adequado, tem um grande potencial para criar crianças felizes, equilibradas e resilientes" (In: Brincar à maneira dinamarquesa, p. 7)
Começamos por uma atividade musical, o jogo rítmico "a abelha"
Na verdade, as maracas feitas em família já cá estão há bastante tempo, estávamos só à espera de um dia em que estivéssemos todos... mas de hoje não passou!
Cada um com a sua maraca deveria tentar acompanhar o ritmo da música, fazendo diversos batimentos rítmicos, uns mais simples e outros mais complexos...
Terminamos lançando as maracas ao ar e tentando apanhá-las, o que também é um excelente exercício... não musical, mas de coordenação óculo-manual 😉 e igualmente divertido!

"As crianças aprendem enquanto brincam. Mais importante ainda, ao brincarem, as crianças aprendem a aprender!" (idem, p. 21)

Escolhemos o que levar para fora e o que fazer: brincar com Legos, com fantoches e com animais e fazer pintura com café!
Duas voluntárias disponibilizaram ajuda para pendurar todas as pinturas no estendal, à sombrinha!

Ao almoço a refeição acompanhou com uma saladinha e lá estavam as alfaces que faltavam ontem na nossa horta😊 que tenrinhas que eram! Também, pudera, cuidamos delas todos os dias!
De tarde aguardava-se a surpresa prometida: os novos brinquedos para a areia!
Quando chegaram foi uma festa: camiões grandes médios e pequenos, tratores, atrelados, pás especiais e alisadores de cimento...😍😂
Claro que, não havendo um para cada um, temos de saber partilhar e, por vezes, aguardar a nossa vez...

Um pequeno grupo preferiu o jogo dos tubinhos:
Trata-se de um jogo com umas peças tubulares que parecem palhinhas, de vários tamanhos, e peças de encaixe que permitem uni-las de diferentes formas, criando estruturas ao gosto e à medida de cada um...
Foi uma tarde de muita brincadeira no exterior, que terminou com um lanchinho na esplanada 😍
Gente fina é outra coisa 😉😂

Assim foi este nosso Dia Internacional do Brincar! 
Não foi diferente dos outros, o que é sinal  de que o brincar é sempre valorizado como merece 😇

Ficam alguns excertos do livro "Brincar à maneira dinamarquesa", de Iben Dissing Sandahl, editado pela Arena no passado mês de Abril, que reafirmam a importância do brincar para as crianças: 

"Brincar é uma ferramenta fantástica para alcançar o desenvolvimento em todos os quatro aspetos da criança (área cognitiva, área física, área emocional e área social), no seu tempo livre e ao seu ritmo. (idem, p. 46) ) 

Brincar e mexer-se é essencial para o desenvolvimento integral de crianças felizes. Mesmo quando brincar é difícil, as crianças entusiasmam-se ao descobrirem que podem controlar o seu corpo e as suas ações." (idem, p. 25)

"O sucesso e a alegria que as crianças podem retirar ao brincarem livremente refletem-se na força e resiliência da sua bússola interna. Quando a brincadeira se torna livre e divertida, emerge uma necessidade interna de nos expressarmos. Essa necessidade de evoluir advém de um ponto central do desenvolvimento, de uma bússola interna forte. A necessidade de se usar, explorar, marcar e testar oportunidades reforça esta importante bússola interna de que (as crianças) vão precisar ao longo da vida." (idem, pp 23-24)

Bom fim de semana a todos.
Lembrem-se que infância só há uma e passa depressa (não digam que ninguém avisou!) 😉
Por isso aproveitem o bom tempo e passeiem, levem as vossas crianças ao parque, à praia, ao jardim, ao monte... e brinquem com elas. É fácil, é barato e dá milhões... de sorrisos 😍 

Comentários