Hoje fomos novamente "para fora cá dentro", com a segunda parte da "visita de estudo" que nos entrou pela porta, pela mão da nossa assistente Patrícia... somos uns sortudos 😊
Pudemos assim conhecer mais alguns artefactos ligados à produção do mel...
Pudemos assim conhecer mais alguns artefactos ligados à produção do mel...
O captapólen, por onde passam as abelhas à entrada da colmeia, tem uns buraquinhos pequeninos que retiram o pólen que as estas trazem agarrado ao corpo, o qual cai para a gaveta e é aproveitado para fazer produtos à base de pólen, depois de seco e embalado. É um suplemento alimentar que dá para misturar com mel, com leite ou comer com cereais ou iogurte e faz bem à saúde!
A alça, é uma caixa que se coloca por cima da colmeia e também tem quadros, com favos.
A maternidade das rainhas (assim lhe chamamos) é onde são colocados os ovos que vão gerar abelhas rainhas... os ovos são colocados nos favos e são muito pequeninos e brancos, quase nem os conseguíamos ver! Para retirar uma rainha para colocar na colmeia usa-se este cilindro de plástico que parece uma rede, para a abelha não fugir, nem picar...
A rede de própolis serve para recolher esse produto parecido com resina, que é usado para tapar os buraquinhos da colmeia, para não deixar entrar o frio nem outros animais.
Ainda conhecemos e experimentamos o fumigador, uma espécie de spray, como dizia o JP, que afasta as abelhas da colmeia para se poder ir buscar o mel.
Coloca-se uma coisa a arder lá dentro e o fole faz o fumo sair, espantando as abelhas que não gostam do cheiro... nós também não o apreciamos 😝
Com tanta informação, complementada depois por pesquisas no computador...
incidindo principalmente nas diferenças entre o pólen e o néctar e como as abelhas recolhem um e o outro, houve que passar à organização da informação e registo...
E é isso o que está agora a decorrer.
Paralelamente, como soubemos que a nossa Coordenadora, a prof. Ana fazia anos hoje, alguns quiseram fazer-lhe uma prenda... que depois lhe foram entregar, desejando um Feliz Aniversário!
No tempo de atividades e projetos, a nossa autonomia cresce a olhos vistos! Quase todos já marcam a presença sozinhos num quadro de dupla entrada e com criatividade (escolhendo a marca que querem fazer); tratamos da distribuição dos lanches e do leite praticamente sem ajuda, pois já conseguimos identificar os saquinhos uns dos outros; lavamos as mãos cuidadosamente, conforme mandam as regras de prevenção da covid19 (ainda mais hoje, Dia Mundial da Higiene das Mãos!); vamos à horta e retiramos ervinhas ou regamos, conforme as necessidades.
E no tempo dedicado ao exterior, mais ou menos metade do nosso tempo na escola, fizemos jogos no campo...
Brincamos no parque, na areia e na cozinha de lama...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!