Experiências e descobertas... magnéticas e coloridas!

Continuamos empolgados com as descobertas magnéticas e para hoje estavam agendadas algumas experiências: cada um escolheu um objeto a seu gosto e levou-o para a mesa grande. Era hora de experimentar como se comportava perante um íman...
Havia objetos para todos os gostos e feitos nos mais diversos materiais: plástico, metal, madeira, papel, cortiça, vidro...
Um a um, todos testaram o que acontecia quando aproximavam uma varinha magnética...
Até o colar, a pulseira, os anéis e o relógio da nossa educadora foram testados... e alguns resultados foram surpreendentes!
No final, organizamos um conjunto com os materiais magnéticos (aqueles que tinham sido atraídos pelo íman) e outro com os materiais não magnéticos (os que não foram atraídos pelo íman).
Chegamos às seguintes conclusões:
- O íman só atrai os objetos de metal, mas não de todos os metais;
-  O ouro, a prata e o níquel (de que são feitas as moedas) não são atraídos pelo íman.
No final, registamos numa tabela de dupla entrada as nossas observações:
Entretanto a CS lembrou-se que não chegamos a fazer a experiência de testar a memória das abelhas! E lá fomos tratar disso! Precisamos de 3 taças, água quente, açúcar, dois papeis brancos e um vermelho.
Tratamos de tudo sozinhos e fomos colocar lá fora, perto do bebedouro e do hotel de abelhas.
Nos próximos dias teremos de observar se as abelhas vêm beber e a que taça, para depois trocar o papel vermelho de lugar 😉

No tempo de atividades e projetos, a área das ciências apresentava algumas provocações... mas o que é isso de provocações?

O espaço e os materiais que estão à disposição das crianças são escolhidos pela educadora de modo a provocar, a convocar, a motivá-las para a ação... 
A sua riqueza, diversidade e organização tornam essa exploração e manipulação dos objetos em processos muito mais ricos, permitindo às crianças observar, agrupar, comparar e construir da forma como cada uma decide fazer...
Não nos fizemos rogados e, após uma primeira etapa de experimentação livre (cheia de espantos!) começaram a surgir diversas criações: autênticas esculturas magnéticas!

A tarde foi, mais uma vez, passada ao ar livre e com uma atividade proposta pela IV.
- Vamos experimentar isto? (um conjunto de aerografia)
E porque não? Assim a tarde foi colorida por esta nova técnica que aprendemos e fomos aperfeiçoando pela experiência...
Todos quisemos experimentar, usando o aerógrafo e os escantilhões que o kit trazia. 
Mas como estava muito vento (o espanta-espíritos fartou-se de tocar a música das conchas)...
... a Patrícia teve de segurar as folhas para não voarem!
Enchemos o estendal com esta nova Arte, tão diferente e colorida, que adoramos experimentar.

O dia terminou após o lanche na esplanada, com corridas e reboladas na relva...
E amanhã haverá mais... beijinhos virtuais 😘

Comentários