Palavras para quê? Ar livre e toros de madeira...

Não é preciso muitas palavras quando as imagens falam por si e traduzem a alegria de poder ser, sentir, experimentar, interagir, decidir, negociar, criar!
Hoje passamos a tarde na floresta da escola, na companhia da Sofia e do Baú Vai e Volta
Para lá o levamos, carregado e bem pesado: tinha toros de madeira, de vários tamanhos.
Com eles, nós... bom, é só ver 👀👇
Não dá para enganar: mais torres 😀😁😂
- Esta é quase do meu tamanho! - mediu o LP
Na procura do equilíbrio, a aprendizagem por tentativa e erro.
Mas a torre cai... e é necessário saber lidar com a frustração, ter a resiliência necessária para recomeçar, mudar de estratégia, ouvir um colega, pensar sobre outras ideias, debater formas de obter sucesso, partilhar materiais, trabalhar colaborativamente. A brincar se aprendem lições para a vida...
E aprender pela experiência pode ser um prazer!
Então se for ao ar livre, no meio da natureza e com recurso a materiais naturais... ainda melhor 🌲 
E a mexer o corpo... pela nossa saúde!
O equilíbrio, novamente, mas agora um equilíbrio diferente: exige perceção do corpo, coordenação...
Exige também interação, negociação, tomada de vez... e capacidade de refrear o entusiasmo!
Que era quase tanto como a energia que temos... inesgotável!
Trepar às árvores é sempre uma aventura! 
Que passa também por observar os outros, ver como fazem e tentar arriscar sempre mais um bocado!
Passear na floresta, brincar na tenda, descobrir as casinhas de pássaros que os amigos da sala 2 lá colocaram, apanhar pinhas...
- Olha, tantas! - realmente, estava já meia bacia cheia e serviram de pessoas nas construções das torres.
E logo uma candidata a mordoma se perfilou para o desfile, aprontada de cesto à cabeça:
- Olha, a Festa das Rosas!
Uma delícia 💗

A Sofia falou-nos também sobre a importância de mexermos o corpinho, todos os dias pelo menos durante 60 minutos, para termos uma boa saúde! E apresentou-nos alguns materiais que criou nesse sentido...
Os dois livros, apesar de pequeninos, são grandes em conteúdo: o primeiro é para a sala, são "Break Activities", atividades para quebrar o ritmo (quando estamos sentados um pouco mais tempo, por exemplo) escolhemos uma delas, movimentamo-nos e depois já podemos voltar, mais bem dispostos e concentrados. Experimentamos uma, bem divertida...
Iremos explorá-las todas e sugerir mais algumas, se tivermos ideias para acrescentar ao livro...

O segundo livro destina-se aos pais e será enviado a todos em formato digital. Pretende incentivar os jogos de movimento em família, uma forma criativa e saudável de criar boas memórias em família!
Os pósteres, serão afixados na escola, para que todos se lembrem da importância do exercício físico para a saúde e a felicidade de todos! Obrigada Sofia 💗 e parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Também a Inês, a nossa atual estagiária, nos trouxe hoje outra atividade, que desenvolvemos durante a manhã: Origami de animais. 
Já sabemos que Origami é uma palavra japonesa que designa uma arte ancestral de dobrar papel, neste caso com formas simples de animais... a que acrescentamos outras, criadas por nós!
Quem quis teve a oportunidade de criar o seu origami e decorá-lo a gosto. Obrigada Inês 💗

Ao longo da manhã brincamos e aproveitamos para continuar os Livros de Memórias dos nossos finalistas...
E também a capa da BT, que esta semana regressou.
Amanhã o primeiro grupo (LP e CS) vai passar o dia na sala do primeiro ano. 
Será uma visita ao futuro, uma espécie de atividade quebra-gelo, que vai ajudar a desconstruir algumas ideias que, por vezes, verbalizamos sobre como vai ser quando formos para a primária, facilitando uma transição o mais harmoniosa possível entre os dois ciclos de educação, que é o que se pretende.

Por isso já sabem: amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘

Comentários