Terminou hoje a primeira semana deste ano letivo. Foram cinco dias bastante tranquilos, em que os nossos cinco novos elementos (um de 5 anos, um de 4 e três de 2/3 anos) se integraram no grupo e nos novos espaços e rotinas, muitas vezes com a ajuda dos mais crescidos.
Foi tempo de conversar, de explorar, de brincar e de organizar tempos, espaços e materiais para providenciar uma resposta educativa de qualidade.
Mas este ano arrancamos já com um desafio à espreita... um grande e bonito desafio!
Identificar as Árvores da Memória da nossa escola 🌲🌳🌴e nós temos a sorte de estar numa escola com um espaço natural exterior de excelência, onde se podem encontrar 40 árvores!
Sim, leram bem, quarenta e aqui estão elas:


Temos, por isso, uma grande missão pela frente 😬
Tínhamos começado por recolher as diversas espécies de folhas, tendo depois agrupado as que são iguais, o que significa que há árvores que são da mesma espécie e por isso terão o mesmo nome...
Hoje estivemos a organizar todas as folhas recolhidas de uma forma que, como já testamos, nos permite vê-las melhor, uma vez que...
- A água funciona como se fosse uma lupa!
Assim preservadas, cada uma no seu frasquinho, poderemos agora observá-las mais facilmente na área das Ciências... na próxima semana daremos continuidade a este trabalho mas, entretanto, as árvores já serviram de inspiração para algumas produções nas áreas de expressão:
Desenhos e pinturas de árvores... uma delas com a casa na árvore e tudo 😉
Estivemos também a terminar a organização dos materiais individuais para as áreas de expressão, colocando nos estojos lápis grafite, borracha, lápis de cor, marcadores e tesoura...
E, claro, brincamos nas áreas de atividade da nossa sala, hoje já com o D. de regresso após férias, mas ainda com sete ausências.
Nos jogos de mesa a balança de pratos suscitou diversas explorações e comparações, tendo sido testadas diversas combinações com os pesos grande, médio e pequeno de modo a conseguir equilibrar os seus pratos. A CC descobriu uma forma criativa e alternativa de equilibrar os pesos , empilhando-os!
E quando a nossa educadora deu por ela, o Quadro de Atividades já estava a ser utilizado sem nada ter sido combinado!
Durante esta semana recuperamos alguns instrumentos de gestão partilhada usados no ano anterior, tendo iniciado o preenchimento do Diário de Grupo, uma rotina que nos leva a refletir em grande grupo sobre o que fizemos, o que gostamos, o que não gostamos e o que queremos fazer...
Depois reativou-se o Quadro de Tarefas, logo que definimos quais as necessárias ao bom funcionamento do grupo durante o dia.
E hoje foi assim, sem conversa ou preparação, o R. achou que, já que os cartões estavam prontos, porque não usá-los? 😂
Estava previsto um dia com chuva mas o sol resolveu estar presente no intervalo de almoço, pelo que passamos mais uma tarde, a quinta desta semana no exterior...
Nem vale a pena explicar porquê, pois todos já conhecem a importância da brincadeira livre...
"Brincar é uma forma de desenvolver qualidades e competências, e o primeiro passo para estabelecer marcos pessoais que servirão como pontos de navegação mais tarde na vida"
(In: Brincar à maneira dinamarquesa, 2021)
E no final, todos ajudam a arrumar... areia de volta à caixa e brinquedos de volta aos cestos no alpendre.
Agora vem aí o fim de semana, é tempo para descansar, conviver com a família e recuperar, no caso dos nossos doentinhos. Bom fim de semana!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!