Um novo dia, uma nova semana... esta é a semana de Halloween 😈 e começou de forma diferente!
Um ambiente mágico, que muito apreciamos!
A sala estava escurecida, apenas as luzinhas coloridas a iluminavam um pouco, movendo-se ao som de música um bocadinho assustadora. E em cima da mesa grande estava um caldeirão.Chamava-se "O Portal" e ajudou-nos a atravessar as portas da imaginação para o outro lado, aquele cheio de personagens assustadoras, de que está cheio o Halloween.
De olhos fechados e cabecinha a repousar nos braços "vimos" bruxas, fantasmas, múmias, esqueletos, abóboras, lobisomens, vampiros e morcegos... sem medo, porque existem só na nossa imaginação e no Halloween vêm divertir-se connosco.
Atravessado o portal abrimos os olhos, mexemos o corpo e voltamos à sala, onde um caldeirão nos aguardava.
Estávamos na Hora do Conto, mas a bruxa não tinha enviado a história como combinado, mandou apenas o caldeirão. Então fomos espreitar e lá tinha imagens e um recado, dito a sussurrar:
- A história vai ser feita por todos vós!
- Esta bruxa fala?😮
- Claro que sim!
E assim fizemos, usando a técnica do conto redondo: cada um foi acrescentando pormenores ao enredo da história, que começou por "Era uma vez... uma bruxa" e foi integrando os diversos personagens e componentes das imagens de uma forma que fizesse sentido. Uma forma divertida de exercitar a linguagem e a imaginação!
Para não nos esquecermos, começamos a registá-la usando pictogramas (as próprias imagens).
Ao longo da manhã, o nosso entusiasmo pelo Halloween manifestou-se de diversas formas:
A caixa sensorial trocou a areia por grão de bico e encheu-se de coisas assustadoramente divertidas!
Algumas das quais foram usadas noutras brincadeiras...
- Olha uma aranha na tua cabeça!- Eu não tenho medo de aranhas, olha ela na minha mão!
As áreas de expressão começam também a revelar este interesse...já cá temos zombies e abóboras!
Lá fora já fizemos poções mágicas de areia e, ao voltar para a sala vimos uma grande abóbora em cima da mesa, oferta da família do V.
No tempo dedicado ao exterior, neste belo dia de sol quentinho, muitas coisas nos interessaram:
Houve muitos cavaleiros, de capacete (balde) na cabeça, espada e escudo (pá e talocha) na mão. Só não tinham cavalo😂
Houve muitas escavações, mas ninguém encontrou (ainda) petróleo! Que pena!Mas o JP encontrou neve (uma areia mais clara) o que também é de assinalar!
As casinhas do nosso mini Portugal dos pequenitos também propiciam sempre oportunidades variadas de brincadeira e até sopinhas de lama, numa pocinha que restou da chuva do fim de semana.
Não faltaram os animais, que vamos descobrindo nas nossas explorações na natureza: formigas, caracóis e as cabrinhas do vizinho, que aprendemos a respeitar e a proteger.
Mas a surpresa do dia foi a passagem de um helicóptero, que depois voltou e andou a circundar a nossa escola durante algum tempo. Todos lhe dissemos adeus!
Assim foi o início de mais uma semana... a mais assustadora do ano!E terminou em festa, com músicas e danças de Halloween no final do lanche...
E já sabemos que amanhã haverá mais...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!