Camilo, Camilinho e Camilão... e uma aula de música a terminar o dia

A meio da semana, num dia com muita chuva começamos por recordar a tarde de ontem e contar o sucedido aos amigos que ontem faltaram... e que ficaram com pena de não ter participado. 

Prontas que estavam as casas dos 3 porquinhos, apareceu o Lobo Mau... já sabíamos que isso ia acontecer, mais dia, menos dia! E o que fez ele? Exatamente o que a história conta:
- Vou soprar, vou soprar e a casa de palha vai pelo ar!
O lobo tinha um sopro tão forte (era um secador disfarçado de lobo!) que mandou mesmo pelos ares a casa de palha e fez o mesmo à casa de madeira!
Mas não conseguiu derrubar de modo algum a casa de tijolos! 
A história fala verdade, está comprovado! E foram momentos muito divertidos 😁😂

Faltava saber o que se iria passar com o Camilão, o porco guloso da história de segunda-feira, que tinha de aprender a comer, para ser mais saudável (e, entretanto, a nossa L. aproveitou para colocar no novo ecoponto a sua escova de dentes!)
Seguiu-se então a história do Camilo (este porco tem muitos nomes!😮)
- Quando era pequenino era Camilinho...
- Quando ficou gorduchão era Camilão...
- Quando aprendeu a ser saudável e com estilo, voltou a ser apenas Camilo!
E rima 😆

Foi então com o Camilo que conhecemos/recordamos as 7 famílias (ou grupos) de alimentos...
Cereais, Hortícolas, Frutos, Laticínios, Proteínas, Leguminosas e Gorduras.
Todos juntos formam a roda ou a pirâmide dos alimentos

Ajudam-nos a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, se variarmos os alimentos que ingerimos e comermos de todos os grupos, em maior quantidade dos grupos (fatias) maiores e em menor quantidade dos grupos (fatias) mais pequenos! 
Aprendemos também que quanto mais colorido estiver o nosso prato, mais saudável ele é e ao almoço já se viram algumas diferenças...
Entretanto, durante a manhã decidimos fazer o registo da visita à quinta, através de uma pintura grande em papel de cenário...
Estava tudo na memória: a casa, o trator, os 3 porquinhos, a lama, o gato, as flores da estufa, as castanhas... e a família do L.
Assim, uma bela tarde na quinta ficou representada numa bela pintura colaborativa!

Nas áreas, o entusiasmo habitual, agora já com os alimentos na cozinha... mas todos misturados😯
O intervalo do almoço não permitiu ir lá fora, pois ainda nem todos trouxeram o seu par de galochas. Quando todos tivermos cá as nossas, poderemos ir lá fora mesmo que tenha chovido de manhã, pois estaremos bem protegidos! 

Por isso, ficamo-nos pelo alpendre e demos uso aos nossos veículos: há quem esteja a perder o receio e a experimentar, quem aprenda a andar em equipamentos diferentes e quem experimente novas formas de locomoção nos veículos a que já está habituado...
Aproveitamos para abastecer porque, por cá, a gasolina não subiu de preço!
Aprendemos também a aguardar pela nossa vez, o que é, também, muito importante, pois não dispomos de um veículo para cada um...
A evolução na destreza com que os usamos já se começa a notar!

O dia terminou com a terceira aula de música com a prof. Marcisa.
Não sabemos se é do sotaque brasileiro, mas a verdade é que capta a nossa atenção como se fosse um vídeo do Youtube 😍
Aos poucos, adquirimos as novas rotinas destes momentos: entrar com calma, sentar em roda, escutar a taça tibetana e fazer silêncio numa pose zen! 
E, tal como o fecho corre e fica fechado, assim fica também a nossa boquinha ao som da taça tibetana. 
Nem a professora precisa falar para entendermos tudo...
Conhecemos hoje mais 3 instrumentos: o ukulele, a guiseira e as clavas e tocamo-los, acompanhando melodias e fazendo batimentos rítmicos com o corpo.
E acompanhamos a música ao ritmo certo!
Foi mais numa hora muito bem passada, em que continuamos a fazer conquistas que deixam os adultos muito orgulhosos... e a nós também! 
Até amanhã!

Comentários