Porquinhos... com lama e tudo!

Hoje recebemos na Sala 1 duas novas amigas que chegam para fazer o seu estágio e connosco ficarão até ao final de janeiro. São a Sara e a Rita, as estagiárias do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Primeiro ciclo, da ESE de Viana do Castelo e retiraram a máscara só um bocadinho para aqui se apresentarem...
São mais quatro mãos a ajudar-nos a crescer...e a crescerem connosco!

O dia começou com as habituais novidades do fim de semana e prosseguiu com a hora do conto. A história, que nos chegou em Audioconto, falava-nos de uns animais que gostam muito de bolotas...😁
O porquinho mais responsável desta história, saltou então para o círculo azul da coluna e contou-nos a história toda, do princípio até ao fim, sem nenhuma interrupção! Alguns já conheciam, outros ficaram a conhecer estes três irmãos que construíram casinhas diferentes... mas nem todas muito resistentes!

E se nós fossemos porquinhos, como construíamos a nossa casinha?
Foi o que alguns já começaram a imaginar e a desenhar...
Entretanto, na área dos projetos continuavam-se as capas. 
Faltava escrever os nomes e escolher as cores das cartolinas, para fazer os foles laterais...
Alguns quiseram agrafar sozinhos... e fizeram-no sem problemas.
Já temos algumas prontas, para guardar as "coisas das nossas mãos"...
Como o tempo continua ameno, a tarde foi passada lá fora... a sombrinha do grande carvalho é muito agradável e as suas bolotas continuam a cair a bom ritmo! Nós agradecemos pois continuam a fazer parte de todas as brincadeiras.
Serviram também para fazer casas e também já tínhamos construído algumas dentro da sala.
Descobrimos novas formas de utilizar os equipamentos (andar no balancé de costas foi a última)e brincamos ao faz de conta com uma personagem um bocadinho assustadora (a Maria Sangria) para a qual nos preparamos com espadas!
O resto da tarde foi um verdadeiro chiqueiro 😂😂😂 e não faltaram porquinhos para chafurdar na lama, mas uma lama especial, muito cheirosa e agradável de mexer 😍
Os amigos da porta do lado não se fizeram rogados e fizeram-nos companhia. Mas a lama deles era amarela 😆 e o T. achou-lhe mais piada, porque houve quem dissesse que a castanha parecia cocó😝
Foi assim, no meio de tanta porcaria que terminamos o nosso dia, arrumando e limpando tudo (mas não sem logo perguntar onde se ia guardar aquela lama)
Não se preocupem 😉 amanhã haverá mais... a felicidade continua 😊 e sabem porquê?

Brincadeiras sensoriais como esta são atividades que permitem à criança conhecer o mundo com todos os sentidos, usando o tato, a visão, o olfato, a audição e o paladar.
A importância destas atividades não pode ser subestimada, pois o crescimento cognitivo, o desenvolvimento da linguagem, o treino das habilidades motoras grossas e finas e muito mais dependem destas interações da criança com o mundo ao seu redor.
Assim, ao proporcionar à criança uma variedade de estímulos sensoriais estamos ajudar a alterar a sua estrutura neurológica, uma vez que o cérebro constrói novas conexões nervosas, que criam novos caminhos para melhorar as competências da criança, a sua capacidade cognitiva e de resolução de problemas. O cérebro é como se fosse um músculo que precisa ser exercitado e exposto a diversas experiências para ser fortalecido! (fonte)


Mas este tipo de atividades, de que as crianças tanto gostam, normalmente sujam, o que nem sempre é bem compreendido pelos pais...
Se a criança chega a casa com a roupa suja de marcas de tinta ou de alimentos, o calçado com areia, as unhas com barro ou plasticina, isso é sinal de que está a aprender, de forma ativa, a explorar o mundo. E, sim, é um processo que, de vez em quando, envolve roupas estragadas e sapatos inutilizados, mas é também algo muito importante para o desenvolvimento infantil!

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