Uma surpresa mexicana: o Dia dos Mortos e Frida Kahlo

O dia começou com uma boa surpresa... pois, hoje não era dia de surpresas, mas esta até foi surpresa para nossa educadora! Um presente especial em tempo de Halloween, que nos levou a viajar até ao México,  onde se celebra o Dia dos Mortos nesta altura, mas de forma diferente da de Portugal...

A nossa educadora vestiu a bata, colocou a tiara (como lhe chamou a E.) e ficou parecida com a senhora do tecido. Mas quem seria ela?
Chamava-se Frida Kahlo, era uma pintora mexicana e estivemos a conhecer um pouco da sua vida, que a nossa educadora nos contou... (têm aqui um resumo em vídeo, em português do Brasil).
Depois falaremos mais um pouco sobre esta senhora e o que ela fez de importante!

Voltamos à cesta, que estivemos a explorar; lá dentro tinha muitas máscaras mexicanas do Dia dos Mortos para colorir e recortar.  Nesse país, a tradição é diferente da nossa, os dias 1 e 2 de novembro são dias de festa, muito alegre e colorida, para honrar os entes queridos que já morreram.
Quisemos torná-las nossas, colorindo com os materiais que escolhemos, a nosso gosto e recortando-as depois pelo tracejado...
(os doces são para amanhã, pois é um dia especial😉)
Amanhã ficarão prontinhas para cada um poder usar e brincar com a sua!
A propósito e sendo hoje o Dia dos Desenhos Animados, vimos este pequeno filme...
Assistimos com muita atenção e percebemos bem o que aconteceu à menina.

Aproveitamos a manhã para concluir o registo em pictograma da história criada na segunda-feira e também para cumprir os nossos planos e projetos de Halloween.
A poção mágica foi engarrafada, por isso, se precisarem, já sabem onde encontrar!
Engarrafada foi também uma lagartinha que encontramos no exterior, mas com os devidos cuidados, para não morrer: fizemos furinhos na tampa para o ar entrar e pusemos comida (uma folha). É que, após vermos o livro "A lagarta", ficamos com vontade de assistir ao processo de metamorfose da borboleta. A ver se conseguimos! 
No tempo de exterior reforçam-se cumplicidades e amizades...
Algumas surgem por afinidade (gostar das mesmas coisas) e outras por necessidade (quando os mais pequenos precisam de ajuda, há sempre alguém solidário, nem é preciso pedir)💗

Foi também lá fora que quisemos experimentar a tiara e ver como ficamos giros à moda da Frida Kahlo 😍
O dia terminou com a comemoração dos aniversários de Outubro: 4 aniversariantes ouviram de novo os Parabéns e todos comeram bolinho caseiro (feito com os ovinhos que o D. trouxe, obrigada!)
E amanhã haverá mais... será Dia de Halloween na escola e já cá temos alguns caldeirões, em resposta ao desafio lançado pela Associação de Pais, de construir um caldeirão em família usando, se possível, materiais recicláveis. 
Está visto: a imaginação e criatividade das nossas famílias não têm limites 😍


Comentários