A nossa escola aderiu mais uma vez ao Dia de Aulas ao Ar Livre, que é um movimento que visa celebrar e inspirar a aprendizagem e brincadeira ao ar livre! Nós no jardim de infância não temos aulas, mas os nossos vizinhos do primeiro ciclo têm e este dia foi pensado em comum para todas as crianças da escola.
O tempo foi nosso amigo pois, apesar de algum frio (nada que roupa adequada não resolvesse) e do recreio ainda um pouco húmido (problema resolvido com recurso às galochas), permitiu que as 5 turmas passassem o dia no exterior, distribuídas por diversos ateliers:
O conto de Histórias, uma sessão de Ioga e atividades de expressão plástica, como Recorte e Colagem, Modelagem e Pintura foram as atividades escolhidas para realizar ao ar livre!
Organizou-se um horário para distribuir as turmas pelos diferentes ateliers e o nosso dia foi assim:
Primeiro fomos todos calçar as galochas, pois as ervinhas do recreio estavam bastante molhadas e só então a Brigada da Galocha se dirigiu ao campo, onde estava preparado o local para a história... com mantinhas para nos sentirmos aconchegados
Conhecemos "O lobo e os 7 cabritinhos", pois foi essa a história que escolhemos por maioria e que muito apreciamos 😊
De seguida era a nossa vez de fazer Ioga com a professora Susana e dirigimo-nos aos tapetes, tirando as galochas...
Participamos com interesse e atenção, replicando as posturas que a professora Susana ia fazendo. Um dia destes fazemos ioga outra vez!Entretanto era hora de almoçar e só no final voltamos para fora... para brincar livremente!
Corremos, saltamos, brincamos no parque, descobrimos bichinhos e observamos os amigos do primeiro ciclo a fazerem as suas atividades... até que chegou a nossa vez de ir para os ateliers de expressão.A modelagem foi feita com barro, um material natural espesso, mas macio e moldável.
Dar forma ao barro proporciona uma experiência sensorial riquíssima. Por ser um material maleável, permite a exploração tátil e a estruturação de diversas formas, sendo um excelente meio de estimular a concentração, a criatividade e desenvolver a coordenação motora fina. As crianças podem estender, bater, enrolar, furar, torcer, beliscar, amassar, puxar ou alisar usando as mãos, ou recorrendo a instrumentos como teques para construir o que desejam.
Alguns de nós optaram por misturar elementos naturais como folhas, pedrinhas e pauzinhos, pois estavam mesmo ali à mão!
O atelier de pintura era logo ao lado... nele pudemos explorar as cores e fazer misturas criando novas cores/tonalidades. A presença da tinta branca sobre a mesa proporcionou conversas interessantes e a descoberta de que a podemos utilizar para tornar mais claras as outras cores...
As crianças têm prazer em explorar e utilizar diferentes materiais que lhes são disponibilizados para desenhar ou pintar, cabendo ao/a educador/a alargar as suas experiências, de modo a desenvolverem a imaginação e as possibilidades de criação.
Assim, é importante que as crianças tenham acesso a uma multiplicidade de materiais e instrumentos (papel de diferentes dimensões e texturas; tintas de várias cores; diferentes tipos de lápis como pastel seco, carvão, etc, barro, plasticina e outros materiais moldáveis; etc.). OCEPE, 2016)
O último atelier foi o de recorte e colagem, mas não sobrou muito tempo para o utilizarmos como pretendido. Ficará para outra oportunidade essa exploração, mas em contexto de sala.
Este tipo de atividades contribui para desenvolver capacidades expressivas e criativas nas crianças, através de experimentações e produções plásticas.
Assim foi este nosso dia especial, amanhã voltaremos à sala, a terminar esta semana mais curtinha.Até amanhã!
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