Mês novo implica mudança nos nossos mapas mensais, que temos de preparar ao chegar à sala, como é o caso do Mapa Mensal de Presenças: é preciso escrever os nomes (quem já o sabe fazer) registar a presença e colorir os dias segundo o código de cores do Quadro do Tempo. A isso nos dedicamos à chegada, ainda um pouco imbuídos da excitação do Halloween😱(ou seria de um fim de semana fechados em casa por causa da chuva?)
Houve que contar o total de Presenças e de Faltas e depois registá-lo, fazendo aquilo a que se chama tratamento de dados.
O processo de recolha, organização e tratamento de dados assenta na classificação, contagem e comparação. Este processo decorre da curiosidade e da resposta a questões que
fazem sentido para a criança (por exemplo, saber quantas vezes veio à escola ou quantas vezes faltou).
Na vida do jardim de infância, surgem muitas oportunidades de recolher, organizar e interpretar dados quantitativos a partir de situações do quotidiano. Cabe à educadora apoiar a formulação das questões a responder,
a recolha de dados e a sua organização, com recurso a conjuntos, tabelas, gráficos, diagramas de Venn,
etc.(OCEPE, 2016).
Neste caso, utilizamos um gráfico circular (apresentado, em forma de brincadeira, como uma pizza com 20 fatias - uma por cada dia letivo do mês de outubro) para organizar a informação recolhida (assinalar as faltas e presenças, colorindo as faltas com uma mesma cor - escolhemos vermelho - e as presenças como cada uma entendesse) e interpretá-lo de modo a dar resposta às questões colocadas.
Ao olhar o gráfico pronto, facilmente lemos a informação e respondemos à questão de partida: quantas vezes faltei?
No dia-a-dia de uma sala de Educação Pré-Escolar existem inúmeras oportunidades para trabalhar a matemática, pois esta está sempre presente, seja nas brincadeiras das crianças, ou nas rotinas diárias. O trabalho pedagógico estimula e conduz as crianças a fazerem registos sobre as coisas que observam, aprendem e vivenciam nas suas rotinas, o que lhes possibilita o desenvolvimento do raciocínio matemático.
No tempo de grande grupo e com a Sara aos comandos, a caixinha das surpresas trouxe-nos uma história contada num palco sobre um espantalho...
A sua função era proteger as árvores de fruto, no caso cerejeiras, para que os passarinhos não comessem os frutos todos! A propósito, falamos de outras árvores de fruto conhecidas e decidimos desenhar cada um a que escolheu.
Também resolvemos construir um espantalho para proteger a nossa horta!É um trabalho em progresso😉 será para continuar.
E nas áreas a brincadeira foi animada!De tarde realizamos a primeira sessão de Educação Física, mas não pode ser no exterior como estava previsto, pois chovia muito.
Depois de organizarmos dois grupos (espantalhos e passarinhos) e aquecermos o corpinho, fomos fazer o jogo: seguir o percurso até apanhar os frutos e colocá-los na cesta de cada equipa!Houve que rastejar, saltar, atirar, lançar...
No final exploramos os diversos materiais a nosso gosto: saltamos à corda, fizemos bowling e usamos os veículos, para além de ensaiarmos bastante uma coisa nova: o Hula Hoop!E temos talento, muito talento para essa modalidade!
E pronto, está tudo por hoje, amanhã estaremos de volta e com melhor tempo ao que parece...
👏👏👏 parabéns por todo o cuidado e amor que colocam nas vossas atividades. Nota-se brio e muita entrega em tudo aquilo que fazem. Muito obrigada pelas partilhas.
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