O dia começou novamente com matemática: havia que contar as frutas que estavam nos cestos da equipa dos passarinhos e da equipa dos espantalhos do jogo de ontem e tratamos logo de o fazer...
Depois contamos quantos frutos tínhamos de cada qualidade e, para conferir se contamos bem, colocamo-los num gráfico, mas desta vez um gráfico de barras!
As barras foram crescendo mais ou menos conforme o número de frutas de cada qualidade...
Foi então possível fazer diversas comparações:- Qual a fruta de que havia mais peças
- Qual a fruta de que havia menos peças
- Se havia ou não frutas com o mesmo número de peças...
- Temos 10 maçãs e 7 peras. Quantas maçãs temos mais do que peras?
- Temos 3 cerejas e 4 laranjas. Quantas laranjas temos de retirar para ficarem no mesmo número das cerejas?
Não foi difícil resolvê-los, manipulando os materiais e verificando, ao seguir a linha com o dedo, o número indicado no gráfico.
A matemática pode ser um jogo divertido e assim continuou, com as caixas dos padrões, um jogo baseado na moldura do 6 e criado pela Sara, no qual continuamos a utilizar as frutas do jogo de ontem.
A moldura do 6 é um modelo que facilita a identificação de padrões, permitindo desenvolver o reconhecimento visual dos números e a construção da compreensão do valor posicional. Esta capacidade de reconhecer, automaticamente, os números (neste caso até 6) deve ser alargada através de tarefas desafiantes, para outros números (nomeadamente o 10) de modo a servir de base para o cálculo e/ou estimação numérica (subitizing) e para o desenvolvimento do sentido de número em geral (fonte).
A(s) figura(s) que se colocam na parte de cima da caixa mostra(m) diferentes disposições que as crianças devem replicar na parte de baixo da caixa, colocando imagens iguais na mesma posição.
Assim, a brincar, aprendemos conceitos matemáticos importantes!
E como não há 2 sem 3, a terceira tarefa matemática do dia continuou com quem ainda não tinha feito: o tratamento de dados do mapa de presenças de outubro, através da elaboração de um gráfico circular (uma pizza) com 20 fatias (os dias letivos do mês).
E que fácil é ler os gráficos circulares! Num instante apercebemo-nos de quantas faltas houve no mês...
São as fatias vermelhas (de tomate!)
Com a Sara e a Rita terminamos o nosso novo amigo espantalho, que recebeu o nome de Cocu😀
E, claro, fomos colocá-lo na sua nova casa: o canteiro da Sala 1 na nossa Horta!Vamos ter de lhe arranjar é um guarda-chuva, para o Cocu se proteger se chover!
Nas áreas, nota-se empenho e a criatividade...
- Eu estou feliz! - disse hoje a L. com os olhinhos a brilhar - gostei muito de contar os meninos com a minha mana!
A caixa sensorial de Halloween continua a ser usada com entusiasmo: encher, esvaziar (e espalhar) o grão de bico foi uma das atividades preferidas de hoje 😆 e claro que no fim apanhamos tudo! |
O JP hoje teve uma ideia especial, já sabe que se aproxima o São Martinho, pois até já comeu castanhas, como muitos de nós também. Então pensou numa ideia para por as castanhas e propôs ao grupo, depois de a criar...
- Nós costumamos fazer uma caixinha que tem duas partes: uma para as castanhas e outra para as cascas, para não sujarmos tudo. Mas depois temos o copo do sumo e pousamos, mas vem um menino e, sem querer, toca com o pé e vira-o! Então eu pensei fazer uma caixinha com 3 partes: uma para as castanhas, outra para as cascas e outra para o copo. E cabe, que eu já experimentei!
E experimentou mesmo: andou ao redor da mesa grande, com o copo cheio de água e não virou!
Agora só falta decidir como decorar, pois todos gostamos da ideia dele.
E assim a Rita já levou a planificação da próxima semana de estágio adiantada 😂
A tarde foi preenchida com mais uma aula de música com a prof. Marcisa, um momento sempre muito aguardado.
Começamos a aprender a linguagem técnica da música:
o prelúdio (antes da parte principal da aula, como se fosse um aquecimento) e o poslúdio (após a parte principal da sessão, como se fosse um relaxamento).
A parte principal incluiu a dança de uma valsa e o acompanhamento de uma melodia com instrumentos musicais: clavas, guiseiras e maracas.
Todos participamos com uma boa postura e cumprimos os propósitos desta sessão!Amanhã dia 4 de novembro é o
Pedimos aos pais para enviarem roupa e calçado práticos, confortáveis e adequados ao tempo que se faz sentir, agora mais frio, pois iremos passar a maior parte do dia no exterior.
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!