Os direitos e as linguagens das crianças

À quinta-feira, logo pela manhã, já nos apercebemos que não é dia de virem as nossas estagiárias 😉 e começamos a incluir esse dado na nossa noção de tempo...
- Hoje a amanhã a Sara e a Rita não vêm - dizia a D. - agora só vêm depois do fim de semana!
- Sim, segunda-feira voltam. Mas ainda temos escola amanhã, sexta-feira.
- Pois! E amanhã é Dia do Pijama!
Foi o assunto da conversa ao redor da mesa grande...

Apesar de a nossa escola não se ter inscrito formalmente nesta iniciativa este ano, tanto as crianças do primeiro ciclo, como as da Educação Pré-escolar falam frequentemente nesta comemoração, revelando claramente o seu agrado. Daí a equipa docente ter optado por comemorar este dia de uma forma alternativa, caseira e solidária, no dia anterior a esse dia especial, cuja data é 20 de novembro.

Conversamos sobre as razões desse dia existir e também sobre os Direitos das Crianças.
Nomeamos, à nossa maneira, os que achamos importantes para as crianças:
  • Poder brincar
  • Ter comida
  • Ter água
  • Ter casa
  • Ter escola
  • Ter nome
  • Ter família
É a este último que se dedica o Dia do Pijama: o direito de todas as crianças a crescer numa família 💗
Daí decorre a Campanha Solidária que vamos dinamizar este ano...

Então o nosso dia foi muito tranquilo e agradável, sendo que nos mantivemos ocupados de diversas formas... 
As tintas néon fizeram sucesso e muitos quiseram experimentar o processo: deixar cair as pingas, apertando o frasco de bico, para compor o desenho pretendido, ou para sobrepor cor e ver os efeitos:
O foco, a resolução de problemas (como ir buscar e cortar cartão para servir de base, porque a folha pode rasgar com a tinta...), a capacidade de adequar a intensidade com que se aperta o frasco para a tinta sair (nem de mais, nem de menos) a experiência de mover o cartão e observar como a tinta escorre e as cores se misturam...
O envolvimento, a implicação e o prazer de descobrir:
- Se fechar assim o cartão a meio, a tinta vai aparecer do outro lado!
- Vai parecer uma borboleta!

Quando o espaço e os materiais desafiam a curiosidade e nos impelem a experimentar e descobrir 💗.
O encantamento pela exploração, pelo processo criativo e pelo resultado estético que reflete as múltiplas linguagens das crianças: o mesmo material e as diversas formas de exploração!
Terminamos os desenhos sobre os brinquedos preferidos de cada um...
O último é um desenho de adulto😊 que mostra como o espírito de Natal vai chegando, aos poucos, neste caso através do saco do lanche do S.👏

Entretanto, na casinha havia um concerto e na biblioteca se deu uma emergência 😂

O espaço ao ar livre é potenciador de brincadeiras, descobertas e interações...
Mas também desafiador, pois leva-nos a arriscar, com a segurança da supervisão dos adultos, conseguindo assim superar receios e pensamentos de "não sou capaz"!

O dia terminou com a abertura de mais um presente do Calendário do Advento. 
Hoje foi o número 19, sinal de que faltam 19 dias para o Natal na escola. 
Foi a vez da CCor. que nos trouxe um embrulho...
Lá dentro um livro com uma lanterna mágica, que revela tudo o que se encontra no escuro!
Obrigada pela colaboração à família da CCor.

E terminamos com uma animada dança, cada vez mais participada, preparando o Dia do Pijama!
É já amanhã...

Comentários