Um caminho de luz... até ao Natal.

A semana começou com um alerta covid19 que, esperamos, não nos impeça de continuar a vir ao jardim... sim, porque hoje fomos só 4.  

A sala estava preparada para uma experiência que não chegamos a efetuar, porque os planos mudaram em função do sucedido... é o que acontece quando se planifica o emergente, isto é, quando a planificação da prática pedagógica é dinâmica e se adapta ao que sucede no contexto e às ideias das crianças. 

Isso defendemos, uma pedagogia da participação, que é "uma pedagogia transformativa que credita a criança com direitos, compreende a sua competência, escuta a sua voz para transformar a ação pedagógica numa atividade compartida" (Oliveira-Formosinho, 2007, p. 15).

Então a manhã começou com a abertura de mais um presente do Calendário do Advento... desta vez foi o da L., embora não fosse o dia dela, mas por causa das ausências, tivemos de nos adaptar!
Os cortantes natalícios deram o mote para a atividade seguinte, quando vimos que havia algumas formas repetidas... começamos a formar conjuntos!
Quando as formas acabaram, contamos quantas tinha cada um... observamos onde havia mais, onde havia menos e registamos tudo isso (apenas as mais crescidas, é claro!)
Enquanto isso, as duas mais pequenitas brincavam... e que rico dueto nós aqui temos 👌😂
Ainda aproveitamos para experimentar as novas tintas de esponja e usar os cortantes com a massa de modelar.
À tarde, depois da brincadeira ao ar livre...
Tivemos uma hora do conto especial, só para quatro, que nos trouxe uma das PRÉ Histórias da nossa educadora sobre o Advento, o tempo em que esperamos pelo Natal. 
Esta história serviu de mote para iniciarmos o presépio e construir a espiral de luz que nos vai levar até ao Natal...
Começamos por pintar o que serão as velas coloridas e moldar a espiral em massa de modelar.
Seguindo as indicações da história para a primeira semana do Advento, começamos então a montagem do presépio, com os elementos do Mundo Mineral: pedras, areia, cristais, conchas... e também colocamos Maria e o Anjo.
A história que hoje foi partilhada com as crianças é de inspiração Waldorf, uma pedagogia utilizada nas escolas com o mesmo nome, que serve todas as crianças, independentemente das suas origens culturais ou religiosas. Cada escola adapta-se à cultura e religião do local onde está, sem defender nenhuma doutrina religiosa específica, mas tendo como base a crença de que há uma dimensão espiritual para o ser humano e as suas celebrações baseiam-se no ciclo anual da Terra.

Por hoje é tudo o que temos para contar. 
Mesmo sendo poucas, o dia foi muito bem passado!
Só nos resta aguardar que tudo se resolva e volte ao normal.

Comentários