Estamos de volta, num novo mês, pelo que o nosso dia começou em torno da preparação do novo mapa mensal de presenças, a que se seguiu a contagem das presenças e faltas e o registo das mesmas...
Desta vez utilizamos a barba do Pai Natal para fazer o tratamento de dados e o resultado foi Pais Natais todos diferentes, mas todos muito coloridos! Usamos o mesmo código do mês passado: as faltas foram pintadas de vermelho e assim foi muito fácil contar quantas faltas tem cada um, quem tem mais, quem tem, menos e quem não faltou!
A propósito da matemática, eis uma prova de que não é através de fichas que se aprende, mas antes que as aprendizagens se revelam nas produções espontâneas que fazemos...
- Eu fiz um desenho que é uma menina a pensar nas contas que ela já sabe fazer... - disse a D. - e quero comunicar ao grupo!
A verdade é que ainda não estamos cá todos, mas a sala já esteve bem composta 😊 e estivemos a contar aos amigos que faltaram estes dias o que andamos a fazer... recordamos a história que deu o mote à construção do presépio (ainda incompleto) e apreciamos o grande pinheirinho que temos este ano na biblioteca.
Nas áreas, demos continuidade a atividades que tínhamos já em curso e exploramos algumas coisas novas... entre elas o novo jogo das profissão, que veio no Calendário do Advento, presente nº 11, da E:
O nosso obrigada à família da E, pela colaboração nesta atividade.
No tempo dedicado às atividades e projetos, alguns quiseram experimentar fazer enfeites com massa DAS e brilhantes...
E outros decidiram terminar os seus pinheirinhos de cones...
O JP quis continuar o projeto que iniciou ontem e que se tornou cada vez maior e mais complexo, incorporando materiais que ia descobrindo (peças soltas) e que, com a pistola de cola quente em punho (esta não queima), ia colando aqui e ali, fazendo alterar o que era ao longo da construção!
Está um verdadeiro duende o JP, pois já constrói brinquedos como os duendes do Pai Natal!
A criação final foi um menino no skate e logo a construção se tornou num skate park 😍
Mas a criatividade não ficou por aqui: as novas tintas de esponja motivaram pinturas muito coloridas e alegres... (e também batas muito sujas de tinta, por isso pais, não estranhem😛)
Começam a surgir mais produções inspiradas no Natal, que pedimos para afixar no placar, ao lado do Calendário do Advento.
Apesar do frio, devidamente agasalhados brincamos no exterior, tal como é habitual.
Assim foi o nosso dia. Até amanhã!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!