Hoje o dia começou com a conversa ao redor da mesa grande, tal como é habitual, desta vez com o C. a comentar como o vidro do carro da mãe estava gelado...
- Não se via mesmo nada, sabes, tinha uma placa de gelo!
- Não se via mesmo nada, sabes, tinha uma placa de gelo!
- E então, como resolveram?
- A minha mãe teve de ir buscar um balde de água para deitar em cima e ele derreteu!
- Pois é, confirmou a CC: se deitamos água no gelo ele derrete!
E a conversa prosseguiu com os estados da água, o líquido (água), o sólido (o gelo)... e o fofo (a neve) 😂 coisas do inverno, que leva a mudanças nos estados da água!
Uma coisa levou a outra e fomos então conhecer uma história em vídeo que fala sobre "Um bocadinho de inverno". Estivemos muito atentos e em silêncio, escutando a historia do princípio ao fim!
No final percebemos que o ouriço hibernou, isto é, dormiu todo o inverno!
Pondo à prova a nossa memória, para sabermos se somos como o coelho, muito esquecidos, fizemos este jogo de consciência fonológica desenvolvido pela educadora Rita Bonança:
E conseguimos ouvir palmas em todas as etapas 👏👏👏
Durante o tempo de atividades e projetos dedicamo-nos a várias coisas em paralelo...
Exercitamos a atenção, a concentração e o raciocínio, resolvendo puzzles-quebra-cabeças muito coloridos! Não foi fácil, pois as peças assumem diversas posições e isso faz toda a diferença!
Mas, sem pensar em desistir, fomos progredindo, peça a peça, até conseguir resolver, enquanto aumentava o grau de dificuldade ao passar de um para o outro.
As nossas meninas novas estiveram a construir as suas capas, para amanhã começarem também a guardar as suas produções... com entreajuda tudo é mais fácil!
E a Patrícia, com a ajuda da CCos. estiveram a retirar das capas o que continham e a fazer embrulhos para levarmos para casa, pois já quase não cabia lá mais nada.
Enquanto isso íamos produzindo mais colagens e fazendo modelagens com plasticinas e areia cinética.
A tarde foi passada, inteirinha, no exterior, aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir!
E quando a imaginação dita as regras da brincadeira, um carrinho de mão torna-se uma Playstation, um pauzinho o joystick e os meninos do 2º ano tornam-se jogadores de um futebol virtual, que o JP controlava, movendo o comando para a frente, para trás e para os lados!
Ao lado outros engenheiros faziam pontes com buracos que não caíam! Fantástico!
Assim foi mais um dia, até amanhã...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!