Estamos a voltar e a evoluir... aos pouquinhos

A manhã de hoje começou um pouco mais tarde, pois a nossa educadora foi a uma consulta... entretanto continuamos a regressar às pinguinhas e já fomos 21. 
Xô bicho, que nos vamos livrar de ti para sempre!

Demos continuidade à nossa Frida cabeçuda, com outro pequeno grupo, mas o mesmo entusiasmo em pôr a mão na cola e executar de forma correta a técnica do papier maché.
Ficou a segunda camada pronta e a secar!

Tivemos uma ideia e começamos a experimentar se resulta... mas para já é segredinho, segredinho...
Nas áreas houve de tudo um pouco, mas nem tudo foi possível registar... desenhos, colagens e construções, uma delas tão comprida que atravessou a mesa grande por baixo!
A exposição de Frida Kahlo recebeu mais alguns quadros, os nossos autorretratos.
Falta ainda experimentar outras formas de pintar, já registadas no Diário de Grupo...

Cada vez estamos mais interessados em aprender a escrever os nomes, porque isso nos torna autónomos e assim deixamos de precisar de pedir a um adulto para o fazer.
- Escreve aqui o meu nome que eu quero aprender!
(escrevi apenas as três primeiras letras, para começar e não desmotivar)
- Assim não! Todas, quero aprender a escrever todas!
E enquanto alguns estão ainda a começar, outros estão já a mudar de letra, passando DESTA para Esta e depois para a manuscrita (primeiro ciclo). Cada um ao seu ritmo e à sua maneira vamos evoluindo...

"Não há hoje em dia crianças que não contactem com o código escrito e que, por isso, ao entrarem para a educação pré-escolar não tenham já algumas ideias sobre a escrita. Assim, há que tirar partido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar e utilizar a leitura e a escrita com diferentes finalidades. Não se trata de uma introdução formal e “clássica”, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita através do contacto e uso da leitura e da escrita, em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança. Esta abordagem situa-se numa perspetiva de literacia, enquanto competência global para o uso da linguagem escrita, que implica utilizar e saber para que serve a leitura e a escrita, mesmo sem saber ler e escrever formalmente. (...) 
O envolvimento das crianças em situações de leitura e escrita na educação pré-escolar promove o desenvolvimento de aprendizagens diversas que, apesar de se inter-relacionarem, se podem considerar organizadas em três componentes:
▪▪ Funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto;
▪▪ Identificação de convenções da escrita;
▪▪ Prazer e motivação para ler e escrever." (OCEPE, 2016)

Lá fora, o sol e a areia continuam a fazer as nossas delícias... um pouco por todo o lado!
Desde hoje e com a colaboração dos funcionários da Câmara Municipal que se encontram a colocar a iluminação na cobertura, a nossa escola ostenta na parede os galardões já conquistados no âmbito da iniciativa "Escola Amiga da Criança", um por cada ano da sua realização, sendo já quatro no total.
Mas ainda há espaço para mais 😉😍
Aguardamos a iniciativa da Associação de Pais, a quem foi lançado um desafio!

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