Isolamento covid19 e... Frida Kahlo?

Hoje foi dia de regresso para treze de nós, após o período de isolamento por a maioria ter testado positivo à covid19. Estávamos tão contentes pelo regresso quanto cheios de vontade de conversar, partilhar e brincar com a nossa família da escola, de quem sentimos saudades durante estes dias...

A conversa versou sobre o que cada um sentiu durante o isolamento, o que fez para se distrair, se gostou ou não desta nova experiência. Também a nossa educadora falou sobre a sua experiência e como estar "fechada" numa divisão da casa, sem poder sair, foi difícil... 

Então recordou "alguém" (de quem já falamos este ano) que também passou muito tempo "fechada" no seu quarto por motivo de doença! E houve quem se lembrasse:
- Aquela pintora, como se chamava? Tinha um espelho na cama! - disse logo a E.
- Sim. é dessa pintora que estou a falar! Recordam-se do nome? Chamava-se Fri... 
- Frida!
- Frida Kahlo, uma pintora mexicana cuja vida foi uma lição de força, coragem e criatividade!
E foi essa vida de Frida que fomos revisitar...

Aproveitamos para aprofundar alguns aspetos, conhecendo algumas imagens reais da sua vida...
O S. estranhou então as cores das fotos...
- Porque é que essas fotografias são todas cinzentas?
Alguns já sabiam que é por serem antigas, pois antigamente as fotos não tinham cores...
- Então porque é que essas já tem cores?
Fazia todo o sentido a pergunta e tinha de ser esclarecida a questão: estas fotos têm cor porque são mais recentes, foram tiradas depois de a Frida ter morrido e da sua casa se ter transformado num Museu.

Pensamos então se seríamos capazes de pintar como a Frida (deitados) e tratamos de criar as condições para isso...
Preparamos as tintas de cores vivas (as que Frida mais gostava) numa paleta e movemos uma mesa para fazer a parte de cima da cama, colocando um espelho por baixo... mas como?
- Colado!
A B. testou e tivemos de alterar, pois não conseguia ver a cara! 
Como poderíamos fazer os nosso autorretratos? 
Puxamos então mais para cima e tratamos de experimentar...
O R. ainda foi completar o seu autorretrato, pois tinha-se esquecido de um pormenor que tem na sua cara 😎 nas suas pinturas, uns foram mais realistas, outros usaram a imaginação!
Foi uma nova experiência, que caraterizamos como difícil... 
- Porque não dá jeito... 
- Fica a doer as costas.
- A Frida teve de se esforçar muito para conseguir pintar assim!
Amanhã vamos continuar, pois não conseguimos ainda experimentar todos.

Esta exploração insere-se no âmbito do Plano Nacional das Artes, que pretende garantir, entre outros objetivos, "o acesso dos cidadãos à fruição artística e produção cultural, corrigindo as desigualdades nesse acesso (socias, económicas ou territoriais" e "assegurar a centralidade das artes e do património na formação ao longo da vida - porque a educação só será completa se integrar a dimensão cultural e artística". (PNA, 2019-2024).

Nas áreas, demos cumprimento aos nossos planos...
Houve pinturas de dedo, construções com blocos, lego e areia cinética e jogo simbólico com as cobras mágicas, que o C. transformou em dois "portais"...
- Portais? O que é isso?
- Um portal é uma porta para o outro lado...
- E o que tem do outro lado?
- Tem outra dimensão, tu atravessas o portal e entras noutra dimensão!
- E o que tem lá, nessa dimensão?
- Tem árvores, pássaros, rios...
- Então é uma coisa boa?
- Sim, a outra dimensão é uma coisa boa!

Já o S. ficou intrigado com uma pedra que trouxe do recreio...
- Que tipo de pedra é esta? - perguntou.
- Não sei... como podes fazer para descobrir?
- Também não sei...
- Olha, usa uma lupa - sugeriu um amigo.

Outro pequeno grupo, entusiasmado com a Frida, quis decorar as flores do seu cabelo de diversas formas e fazer o seu rosto com desenho ou pintura. A CCor. sugeriu usar autocolantes para fazer um colar... porque a Frida gostava muito de jóias!
O dia não terminou sem abrirmos o correio que recebemos:
Chegou o nosso galardão Escola Amiga da Criança 2021 😍
E amanhã haverá mais... 😉

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