A riqueza dos processos (muito mais do que dos produtos)

Agora com menos 4 mãozinhas a ajudar continuamos a nossa semana... começamos por planear o que vamos fazer daqui em diante e consultamos do Diário de Grupo, na parte "O que queremos fazer", onde encontramos registada a ideia de pesquisar como se extinguiram os dinossauros!

No entanto, como o V. hoje trouxe um grande "dinossauro", primeiro estivemos a observá-lo... era estranho: tinha duas cabeças. As perguntas surgiram logo:
- Será que é mesmo um dinossauro?
- Parece um dragão!
- Parece metade dinossauro e metade dragão!
- Vamos pesquisar ao Google se existiu algum dinossauro assim! - sugeriu o C.
Assim fizemos...
E descobrimos a resposta que procurávamos: não parece que tenha existido nenhum dinossauro com duas cabeças, pois nunca foi encontrado um fóssil assim.
- Então não é um dinossauro!
- Deve ser um dragão!
- Mas os dragões não existem, só nas histórias e na imaginação.
- Eu acho que os dragões foram inventados para serem parecidos com os dinossauros!
O S. disse que já foi a um Parque de dinossauros e a CCor. também, por isso fomos procurar o Dino Parque da Lourinhã e a exposição de dinossauros em Albufeira e fizemos uma visita virtual. O grupo de pesquisadores manteve-se atento e muito empenhado!

Mas faltava responder à outra questão, a da extinção dos dinossauros e o D. resolveu dar o seu contributo:
- Eu acho que sei porque acabaram os dinossauros! Foi um meteorito que caiu e os matou.
Para podermos começar a pesquisar mais a sério, ele registou graficamente a sua ideia...
O C. também tem uma ideia acerca deste assunto e é diferente, por isso amanhã iremos continuar...
Neste tempo de atividades e projetos, distribuímo-nos pelas diversas áreas para dar cumprimento ao que planeamos...
Continuamos os Relvinhas que tinham ficado por terminar...
Enquanto isso, do outro lado da mesa dos projetos, voltaram os nossos construtores tridimensionais, munidos da inseparável pistola de cola quente 😆 para criar, criar, criar... sem parar (e, às vezes, até mesmo sem pensar!)
Não importa o produto, mas sim o processo e tudo o que este envolveu!

"Só porque não conseguimos atribuir sentido ao trabalho de uma criança, não significa que não tenha valor. Quanto mais aberto e liderado pela criança, melhores os resultados de aprendizagem em todos os domínios". (@Cuddlebug Kids)

Por isso é que na nossa sala há muito disto...
E nada disto...

Cada um decide o que quer fazer, o que vai usar e como quer dirigir a sua ação.
E as aprendizagens acontecem naturalmente...
- Professora - disse a G., com seu sotaque do Brasil - o que diz aqui?
- Diz Ioknt Raearim...
- Mas isso não é nada! Eu não entendo!
- Pois não... para se conseguir ler, as letras têm de estar em ordem, como as do teu nome por exemplo.
E logo tratou de o escrever...
O C. comemorou efusivamente duas conquistas: conseguiu montar o pentaminó e equilibrar os pratos da balança!

Os pop tubes continuam a motivar cada vez mais descobertas e criações... sozinhos, a pares ou em pequenos grupos, com uma, duas ou muitas peças, criamos e recriamos, esticamos e encolhemos sem parar!
Até descobrimos que também dão para escrever!
No tempo de recreio ao ar livre, construímos um vulcão de dinossauros e fomos buscá-los à sala para enriquecer a brincadeira. Era só rugidos!
Até amanhã...

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