Dinossauros, construções, música, baloiço e pintura... de natureza morta!

Os nossos interesses e motivações comandam as operações na Sala 1, onde adultos atentos, a observar e à escuta, estão dispostos a adequar (ou substituir) as planificações por outros planos, conjuntos e emergentes, que surgem e desencadeiam variadas oportunidades de aprendizagem.

Assim foi hoje também... 
O interesse pelos dinossauros resultou numa conversa sobre o que terá levado à sua extinção, assunto que ficamos de aprofundar. Mas esta equipa de dinossauros tem uma caraterística muito particular: gosta de música! 👌 E levou-nos a terminar algo que tínhamos iniciado na semana pré-covid - a área de música exterior.
Deitamos mãos à obra, devidamente protegidos 😂 como o Bob, o construtor!
Objetos de metal, de plástico e elementos naturais (côcos e conchas) foram pregados e pendurados nas paletes coloridas que transportamos para o parque...
Uns a trabalhar a sério e outros a fazer de conta, martelo para aqui, prego para acolá, berbequim em punho, o que é certo e que a missão foi cumprida com sucesso👍 com umas mãozinhas a ajudar 😉
Agora temos uma área de música exterior, onde podemos explorar sons e ritmos à nossa vontade.
Provavelmente ainda será enriquecida, mas já deu para utilizar... nem dava para esperar!
Viram como ontem gostamos tanto de baloiçar... e pintar voando?
Pois hoje vimos concretizado um desejo antigo: ter um baloiço no parque.
É artesanal, sim, foi a Sara que o conseguiu, mas causou uma animação desde que foi colocado!
Nem os adultos resistiram😍

Na sala, no tempo de atividades e projetos, estivemos a explorar outra técnica de pintura diferente: Natureza-morta.
À semelhança de Frida Kahlo e de outros pintores que se dedicaram a este tipo pintura à vista, colocamos frutas (laranja, pera, limão, banana e uvas) num prato e pintamos o que vimos...
A mais famosa pintura de Natureza-morta de Frida Kahlo é esta "Viva la Vida!"
Continuaram os mini-projetos de iniciativa individual, tendo-se destacado este...
O JP chamou-lhe iceberg, mas explicou que é uma casa feita de gelo, logo é um igloo. 
Fomos ver à internet o que é um e o que é o outro e percebemos que os iglôs são as casas dos esquimós.
Entretanto, a propósito dos icebergs falou-se no Titanic, o famoso navio que se afundou por ter batido num deles. Ficamos de explorar mais o assunto amanhã...

O dia terminou com o regresso das aulas de música pós-covid com a professora Marcisa. 
Já tínhamos saudades! 
Trabalhamos diferentes ritmos com os dedos, as mãos, as castanholas, as pandeiretas, o tamborim e terminamos caminhando e batendo os pés ao ritmo da melodia. Também aprendemos que há um som morto, que é quando os instrumentos não tocam! Natureza morta e som morto 😮

Foi mais um dia cheio... e em cheio!

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