Da natureza-morta de ontem, passamos hoje à Natureza viva e bem viva 😉
O nosso amigo Preocupossauro, durante o seu passeio pela floresta, tinha encontrado muitas flores diferentes, no formato, na cor, no tamanho e até no cheiro... mas não sabia o nome de nenhuma, nem como é que elas nasciam e cresciam para ficarem assim tão bonitas.
Estivemos a dar-lhe uma ajuda partilhando aquilo que já sabemos:
- As flores são seres vivos (plantas), tal como os animais e as pessoas, por isso nascem, crescem, reproduzem-se e morrem.
- As flores nascem de sementes, que se põem na terra.
- Precisam da terra, do sol e da água para nascerem e crescerem.
- Começam por nascer as raízes, depois o caule, as folhas e a flor.
Então pusemos mãos na terra e começamos a preparar um jardim vertical (suspenso), para o qual cada um contribuiu com um vaso! Cada vaso foi cheio com terra, colocadas as sementes que escolhemos e depois regado e pendurado no suporte, com uma etiqueta a identificar o tipo de flor e quem a semeou.
Durante a manhã, no tempo de atividades e projetos voltamos à nossa cabeçuda, que ontem esteve a descansar: fizemos-lhe um pescoço mais jeitoso, melhoramos a trança e observamos no seu retrato quais as cores que eram precisas para a começar a pintar... fizemos bege e castanho escuro sozinhos!
Como se pode ver, começa a tomar forma e a ganhar cor a nossa Frida cabeçuda!
Com as tintas que sobraram, como nada se desperdiça e tudo se transforma, criamos...
A pintura tem estado no topo das preferências!
Houve ainda pintura na vertical e de espelho (simétrica), por iniciativa nossa.
Na área dos projetos, como sempre, os mais diversos materiais agrupam-se nas mais criativas e incríveis construções!
Ao mesmo tempo fomos fazendo o tratamento de dados de janeiro, contando as nossas faltas e presenças e representando-as em dois conjuntos, onde colamos as correspondentes quantidades de bolinhas autocolantes... os dedinhos trabalharam bem! No final, observamos onde havia mais ou menos e os mais crescidos registaram o algarismo correspondente à quantidade de elementos de cada conjunto.A manhã terminou ao ritmo do bombo, trazido pelo R. para partilhar com os amigos, pois tinha sido falado ontem na aula de música. Houve batucada na sala e foi uma animação!
Fomos todos para a cantina batendo os pés ao ritmo ruidoso deste instrumento popular.Mais ruidosa tornou-se também a nossa brincadeira no exterior, com a nova área da música a permitir uma boa batucada!
A tarde foi dedicada, em grupos rotativos, à criação de fósseis, de que já tínhamos falado a propósito dos dinossauros. Foi a partir destes que se descobriu a sua existência na Terra e a motivação continua em alta... o que até nos lanches se observa 👇
Usamos como material o barro.
Ficamos sujinhos, mas felizes 😊
Assim foi mais um dia no reino da brincadeira, e brincar é tão importante!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!