Agora a 25...

Hoje recebemos mais uma criança na nossa sala, que veio completar o grupo deste ano. 
Agora são 25 crianças, que é necessário escutar, observar, conhecer, para ir ao encontro das suas necessidades, através dos seus interesses e motivações, tal como preconizam as OCEPE:

"Todas as crianças, independentemente da sua nacionalidade, língua materna, cultura, religião, etnia, orientação sexual de membro da família, das suas diferenças a nível cognitivo, motor ou sensorial, etc., participam na vida do grupo, sendo a diversidade encarada como um meio privilegiado para enriquecer as experiências e oportunidades de aprendizagem de cada criança.
A inclusão de todas as crianças implica a adoção de práticas pedagógicas diferenciadas, que respondam às características individuais de cada uma e atendam às suas diferenças, apoiando as suas aprendizagens e progressos. A interação e a cooperação entre crianças permitem que estas aprendam, não só com o/a educador/a, mas também umas com as outras.
Esta perspetiva supõe que o planeamento realizado seja adaptado e diferenciado, em função do grupo e de acordo com características individuais, de modo a proporcionar a todas e a cada uma das crianças condições estimulantes para o seu desenvolvimento e aprendizagem, promovendo em todas um sentido de segurança e autoestima."

Sim, agora somos 25 crianças, entre os 3 e os 6 anos, com vivências, ritmos, preferências e formas de agir e aprender diferentes... um desafio todos os dias! 
Hoje esse desafio cresceu, por isso todos quisemos ajudar neste primeiro dia de acolhimento, recebendo o JM com todo o carinho, desde que os seus pais o trouxeram à nossa sala...
Ao redor da mesa grande conversamos sobre o assunto e imaginamos como não deve ser fácil ficar assim, numa escola que não se conhece, com pessoas desconhecidas, acabado de chegar a um novo país. Por isso acolhemos, abraçamos, demos a mão, brincamos juntos e preocupamo-nos que estivesse bem.

Tínhamos planeado começar a concretizar os planos que cada um fez para o dia do pai, por isso selecionamos materiais, ativamos a criatividade e deitamos mãos à obra:
Curiosamente, na altura do planeamento, surgiu uma sintonia: muitos de nós queriam usar caixinhas. Então a nossa educadora lembrou-se desta história, que gravou há algum tempo atrás...
E aí encontramos outras sintonias: 
- Fala de um presente para o pai com uma caixinha...
- E a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, esta história também fala de uma guerra!
- Sabes, o Putin quer que a Bielorrússia também lute contra a Ucrânia... - acrescentou o JP.
E fomos ver ao mapa onde ficava esse país e alguns quiseram recordar a distância a que a guerra está de Portugal e estiveram a identificar algumas bandeiras que já conhecem.
Tal como na história, achamos que alguns adultos estão preocupados, como estava o pai da menina. Estão a precisar de rir e nós começamos já a tratar disso 😉😊

Entretanto, outros brincavam e criavam nas áreas da sala...
E coube ao JM abrir o Presente de Paz nº 5 que hoje chegou: mais um volume de uma coleção que nos dá ideias para gestos de paz e que nos fez falar sobre Gratidão.
Chegamos à conclusão que temos muitas razões para ser gratos, entre as quais, por exemplo:
Estamos num país tranquilo e em segurança
Temos uma família que nos ama
Temos amigos
Temos uma escola onde podemos decidir, escolher e fazer o que gostamos 💖

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