Ainda não tínhamos chegado à sala e a conversa versava um só assunto:
- Sabes Juca, num país que há tropas... - (R.)
Ao chegar à sala conversamos sobre o assunto, que o R. colocou ao grupo.
- Eu vi num país as tropas!
- É porque tem guerra na Rússia e na Ucrânia! - (JP)
- Eu vi essa guerra nas notícias que o meu pai estava a ver... (B.)
- Mas não são tropas, é um exército! (JP)
- Um exército, o que é isso?
- São pessoas que têm armas! (R.)
- A sério? E para que serve um exército?
- Serve para destruir e matar! - (R.)
- Eu acho que serve para proteger dos maus... (D.)
- Um exército pode servir para as duas coisas...
- Sabes, isso é por causa de um homem mau que se chama Putin. (JP)
- E quem é esse senhor?
- Eu acho que é um homem que, quando era pequenino, os pais não lhe ensinaram que a guerra é má! (JP)
- E as mães e os filhos estão a fugir da guerra (V.)
- Sabes Juca, num país que há tropas... - (R.)
Ao chegar à sala conversamos sobre o assunto, que o R. colocou ao grupo.
- Eu vi num país as tropas!
- É porque tem guerra na Rússia e na Ucrânia! - (JP)
- Eu vi essa guerra nas notícias que o meu pai estava a ver... (B.)
- Mas não são tropas, é um exército! (JP)
- Um exército, o que é isso?
- São pessoas que têm armas! (R.)
- A sério? E para que serve um exército?
- Serve para destruir e matar! - (R.)
- Eu acho que serve para proteger dos maus... (D.)
- Um exército pode servir para as duas coisas...
- Sabes, isso é por causa de um homem mau que se chama Putin. (JP)
- E quem é esse senhor?
- Eu acho que é um homem que, quando era pequenino, os pais não lhe ensinaram que a guerra é má! (JP)
- E as mães e os filhos estão a fugir da guerra (V.)
- Pois e há uns carros que têm pessoas lá dentro, mas não são bem carros, porque as pessoas entram por um buraco! E dão tiros!
- E bombas!(Quando os pais estão em casa a ver as notícias, pensam que não ligamos, mas vemos e ouvimos tudo!)
Então fomos ver no mapa onde fica a Ucrânia e a Rússia e observamos que ficam muito longe de Portugal, na outra ponta da Europa.
Nesse mapa da Europa vimos as bandeiras dos diversos países e observamos as cores da bandeira da Ucrânia, que muitos já tinham visto na televisão:
- É azul e amarela!
- Que emoções vos dão essas cores?
- O amarelo é a alegria! (D.)
- E o azul a tristeza... (E.)
- Qual será a emoção mais forte agora na Ucrânia?
- A tristeza!
- E se nós conseguíssemos mudar essa emoção para uma mais agradável?
- Sim!
Usamos um saco ziplock e as duas cores da bandeira da Ucrânia.
Fechamos o saco e misturámos bem com os dedinhos... até que começou a aparecer outra cor!
- É o verde!
- E que emoção vos transmite a cor verde?
- O verde dá a calma...
- E o Sporting!
- O verde também é a cor da esperança, que é o que a Ucrânia precisa (e de ajuda também).
Então, depois de prepararmos o mapa mensal de presenças de Março...
Uns dedicaram-se a fazer o tratamento de dados, outros estiveram a pensar e a pintar a Paz...
O desafio foi este:
De que cor pintarias a Paz?
Porquê?
Como poderias representar a Paz numa pintura?
O Plano Nacional das Artes em ação pela Paz 💖
Algumas pinturas já ficaram prontas e quisemos legendá-las para que todos as percebam:
Amanhã continuaremos a dar largas à criatividade.
Outros estiveram nas áreas, dando cumprimento aos seus planos...De tarde, sendo quarta-feira, estivemos a desgastar energias e a divertir-nos com o jogo das cadeiras e depois fomos para a aula de música com a prof. Marcisa, onde estivemos a treinar a atenção/concentração com diversos exercícios.
Alguns foram realizados ao som do Minueto de Luigi Boccherini, uma música clássica que, curiosamente, também transmite Paz. Mas amanhã falaremos mais sobre isso...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!