Hoje, ao redor da mesa grande, as conversas foram sobre os meninos doentes que faltaram e o concerto de tosses que por cá se vai ouvindo... daí ao tempo esquisito que observamos quando fizemos as rotinas diárias, foi um pulinho:
O tempo hoje está nublado...
- Mas não são nuvens de chuva, porque não são cinzentas!
- O céu está assim amarelo, meio cor de laranja...
- Sim, são poeiras...
- Poeiras?
E lá fomos nós aprofundar o assunto😏: no globo terrestre situamos o nosso país, Portugal e observamos o continente africano, onde se situa o deserto do Saara, origem das poeiras que tornaram tudo amarelo-alaranjado, por culpa da tempestade Célia que levantou muita poeira, a qual se estendeu sobre Portugal. Por isso hoje não devíamos passar muito tempo no exterior (hoje foram só 10 minutinhos 😛) nem fazer esforços ao ar livre (ainda mais com tosse!).
O C. decidiu então desenhar uma história relacionada com esta situação e apresentou-a aos amigos ao final da manhã, com uma comunicação:
No tempo de atividades e projetos demos continuidade às iniciativas individuais do Dia do Pai (pois, somos tantos!). Aqui pensamos, verbalizamos, escrevemos, copiamos, cortamos, colamos, desenhamos... o que quisermos!
E outras coisas foram surgindo... a propósito de um circo que está em Viana, para o qual levamos ontem convites para casa, a C. Cor. teve a ideia de decorar um palhacinho... mas já não havia confettis nem serpentinas. Então decorou-o com o que encontrou, usando técnicas diferentes.
Duas amigas decidiram juntar-se-lhe e todas recorreram ao desenho para colorir, ao recorte e à colagem para colocar nos cabelos bocadinhos de cartolina e autocolantes, e à pintura para o resto. Ficaram muito coloridos estes 3 palhacinhos 😊 e muito orgulhosas as suas autoras.
A massinha de modelar com aroma de limão continua a proporcionar-nos bons e criativos momentos, assim como as brincadeiras e construções com Lego City.
Aqui fica a receita da massinha a pedido de quem a quer fazer em casa 😉
Nós acrescentamos sumo de limão a gosto, para dar o aroma e depois separamos a massa em 3 pedaços e juntamos uma cor diferente (corante alimentar) a cada um.
De tarde, tivemos pela primeira vez uma aula de música conjunta com a Sala 2.
A orquestra cresceu e todos os músicos estiveram à altura!
Os mais crescidos tocaram metais (pratos) e peles (tamborins); os médios tocaram madeiras (caixas chinesas e castanholas) e metais (pandeiretas) e os mais pequeninos tocaram metais (guiseiras).
O dia terminou com jogos de grupo, um deles escolhido por maioria: uma brincadeira musical da nossa amiga Alda, a Varinha Mágica e o outro, um jogo de escondidas de objetos quen nos mostrou que não fazer batota e estar atento compensa 😉😍 Amanhã haverá mais...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!