Demos luz à nossas ideias...

A cada dia que passa, alguns de nós começam o dia procurando na sala mais um Presente de Paz... a verdade é que não chegou mais nenhum nos últimos dias e isso faz-nos interrogar:
- Quem traz os presentes de paz? 
As teorias vão surgindo: há quem ache que é o Pai Natal, outros pensam que é um anjo e outros ainda suspeitam que deve ser uma criatura mágica
Porque é que não veio mais nenhum?
Se calhar porque já não são necessários... porque aqueles dias menos pacíficos 😬 parecem já ter passado e porque somos agora mais capazes de manter a calma e de realizar gestos de paz... como estes:

Passar boa parte da manhã a construir em 3D uma flor de Primavera para oferecer a um amigo, é um gesto de paz e de amizade.
Fazer desenhos para oferecer é uma prática comum nesta sala; todos os dias a nossa professora recebe desenhos nossos, que guarda com carinho na sua mala para levar para casa e agora também já oferecemos desenhos uns aos outros, desenhamos já com o objetivo de oferecer e, assim, tornar um amigo mais feliz!

No tempo dedicado às rotinas diárias, observamos que os vasos de plantas que temos na área das Ciências tinham demasiada água e já sabemos que isso não deve acontecer, porque...
- As plantas assim morrem, ficam meladas...
- As sementeiras não crescem, porque as sementes ficam podres!
- E também não se deve desperdiçar água.
É essa mesma a lição mais importante que o dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, quer relembrar: a água é um bem escasso e sem água não há vida!
Neste dia, tínhamos combinado registar as nossas ideias para utilizar os fósforos que sobraram do Dia do Pai e assim começamos o dia, escrevendo essas mesmas ideias no Diário de Grupo. A caixinha das surpresa trouxe uma história especial, que falava de fósforos (aqui está uma versão, embora ligeiramente diferente do audioconto que hoje conhecemos)
Gostamos muito deste conto tradicional de Hans Christian Andersen, que consideramos triste mas feliz; recontamos e sobre ele criamos (os mais crescidos) um mapa de história, um instrumento que organiza cronologicamente as diversas etapas da história, que cada um recordou e registou, de forma a fazerem sentido.
Logo de seguida alguns aproveitaram dar luz 💥 às suas ideias com fósforos e só precisaram de cola.

Outros dedicaram-se a atividades que não tinham podido fazer ou concluir na semana passada, como foi o caso da situação-problema do pai que vai buscar os filhos à escola e do jogo "o roupeiro do pai"
A criatividade continua em alta e são sempre muitas as produções diárias que ilustram livremente os nossos interesses e iniciativas, como os projetos individuais 3D e as pinturas que alegram esta primavera chuvosa.
De tarde foi dada primazia ao corpo em movimento e, no alpendre coberto, em dois grupos mais pequenos, fizemos vários jogos de perícia e manipulação com bola: passamos a bola de diversas formas e com o corpo em diferentes posições (pela frente, por trás, por cima, por baixo, de costas, por debaixo das pernas, lançamos/agarramos, atiramos ao ar e apanhamos, chutamos numa direção...
Terminamos com o jogo "Cabriola, onde está a bola?", um jogo originário do Brasil, que foi uma animação!
Segundo a C.Cor esta foi uma aula física fixe 😂
Até amanhã!

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