Do Feirão aos desenhos.... animados!

Depois de ontem ter sido vivido e sentido, hoje fomos desafiados a representar o Feirão através do desenho, passando para o papel aquilo que nele mais gostamos de ver ou de fazer...
Com as maracas Manel e Maria a dar uma ajuda visual aos pormenores dos trajes minhotos, demos o nosso melhor e ficamos muito orgulhosos!
Os bilhetes do cinema que ficaram em cima da mesa grande deram o mote para a conversa sobre essa experiência de ir ao cinema ver filmes de animação...
- De animação?
- Sim, de desenhos animados!
- Alguém sabe como se fazem os desenhos animados?
E logo surgiram muitas ideias que envolviam computadores e máquinas esquisitas!
Mas não é preciso tanto para fazer desenhos animados, basta desenhar... 😉

Foi assim que descobrimos o taumatrópio, que é como o bisavô dos desenhos animados!
Pode ser criado com elásticos, ou com um pauzinho, e nós experimentamos ambos (até como máscara 😜)
Um taumatrópio é um brinquedo ótico, que cria uma ilusão com base na forma como o nosso cérebro processa as informações recebidas pelos nossos olhos. Ao girar o taumatrópio lentamente, vemos cada imagem por si só. Se girarmos rapidamente, deixamos de ver duas imagens separadas e, em vez disso, as imagens fundem-se. É assim que os desenhos animados funcionam: são feitos de imagens individuais, que mudam tão rapidamente que formam um fluxo contínuo de movimento. Isso é conhecido como a ilusão de movimento aparente.
Conhecemos o primeiro filme de desenhos animados, criado em 1908, chamava-se Fantasmagorie 😮

Fizemos ainda outras descobertas interessantes: a nossa amiga Batatinha Doce já deitou os seus rebentos... e que lindos que são! E que raízes compridas que tem... ficamos admirados ao ver como cresceram tanto desde sexta!
Brincamos, conversamos, criamos, negociamos e inventamos coisas novas... como todos os dias!
Continuamos o tratamento de dados de abril, com a ajuda da Patrícia.
E divertimo-nos com outro brinquedo ótico, os novos óculos de lentes coloridas, que se tiram e se põem, que se usam sozinhas ou combinadas e que assim mudam de cor... e mudam também a forma como vemos o mundo á nossa volta!

Na área dos projetos voltou o frenesim com a cola... o fascínio que temos pela cola quente e pela fita cola é qualquer coisa que nos leva a criar seja o que for,  tudo e mais alguma coisa!
A L. e a G. foram hoje fazer a sua ambientação à sala do primeiro ano. Muito empenhadas em fazer um bom trabalho e desfrutar desta experiência levaram os seus estojos e muita vontade!
Desta forma ficaram a conhecer as rotinas e dinâmicas próprias de uma sala no primeiro ciclo, para onde irão transitar em setembro. Assim se promove uma transição mais harmoniosa e feliz!

A propósito, estivemos a descobrir como cada um desenha o círculo... começa para a direita ou para a esquerda? É que há uma forma correta de desenhar o círculo, assim como de desenhar os números e as letras e se começarmos a fazê-lo da forma correta, no primeiro ano tudo será mais fácil...
Não faltaram as brincadeiras no exterior, com corridas, saltos, balanços e equilíbrios...
Trepamos, subimos, descemos, pomos o corpo em movimento e gastamos toda a nossa energia...
Bom, toda, toda não, porque somos verdadeiros Super-Homens!
Até amanhã!

Comentários