Entre a chuva e o sol, um dia colorido com a visita dos bombeiros

Estamos de volta para mais uma semana, que começou de uma maneira especial... 
A nossa Associação de Pais promoveu a vinda à escola de uma equipa de Bombeiros Voluntários e a manhã foi de espera ansiosa enquanto não chegavam... 

Quase todos trouxeram de casa o que foi pedido (obrigada pais👍): um boneco/peluche, para ajudar a simular uma intervenção em situação de emergência. Eram tantos que encheram a mesa grande e estivemos a apresentá-los aos amigos e a descobrir onde ficaria o coração de cada um...
- Porque é no coração que se faz a massagem! - dizia o JM.
Entretanto, fomos dando cumprimento aos nossos planos, fazendo bom uso do nosso tempo!
Como somos muitos a despedirmo-nos desta sala, aquilo que decidimos fazer nesta reta final multiplica-se por 13... não há tempo a perder!
As mesas enchem-se de cor, assim como os nossos dias, que são sempre coloridos, mesmo que as nuvens cubram o céu lá fora! O arco-íris continua a inspirar as nossas produções, efeitos de um tempo que alterna sol e chuva!
Quando finalmente a equipa de bombeiros conseguiu chegar, arrumamos tudo e fomos conhecer por dentro as duas viaturas e os diversos equipamentos de socorro...
Vimos diversos equipamentos e percebemos para o que serviam. Fizemos perguntas e aprendemos muitas coisas novas!

O sol espreitou e, depois do almoço, espreitamos também o recreio. 
O chão e a areia estavam levemente molhados e, quando assim é, são um ótimo suporte natural para desenhar e escrever!
Começamos com desenhos, passamos para a escrita de letras maiúsculas e terminamos com a letra manuscrita. Nada imposto pelo adulto, tudo de nossa iniciativa... e sem fichas 😍 para elas haverá muito tempo!

"Não há hoje em dia crianças que não contactem com o código escrito e que, por isso, ao entrarem para a educação pré-escolar não tenham já algumas ideias sobre a escrita. Assim, há que tirar partido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar e utilizar a leitura e a escrita com diferentes finalidades. Não se trata de uma introdução formal e “clássica”, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita através do contacto e uso da leitura e da escrita, em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança. Esta abordagem situa-se numa perspetiva de literacia, enquanto competência global para o uso da linguagem escrita, que implica utilizar e saber para que serve a leitura e a escrita, mesmo sem saber ler e escrever formalmente." (OCEPE, 2016)

Já de tarde, os bombeiros voltaram para nos ensinar algumas manobras de suporte básico de vida.
Muito obrigada à Associação de Pais e à equipa de Bombeiros Voluntários por esta oportunidade!
Assim foi hoje, um dia entre a chuva e o sol! 
Até amanhã...

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