Há mar (praia)... e Mar (Centro de Mar)!

E este dia de chuva não nos deixou outra escolha... fomos para um local muito especial: o navio-hospital-museu
Foi aí que visitamos o Centro de Mar, mais um espaço cultural da nossa cidade, com entrada livre e que nos permitiu (para além de estarmos abrigados) conhecer e aprender coisas novas, num local fascinante!
Já tínhamos vindo de casa preparados para o que desse e viesse, com roupa e calçado que nos permitiram sair e desfrutar, mesmo com chuva, daquilo que a nossa terra tem para oferecer.

Começamos por ver uma exposição de quadros, também sobre a vida das gentes ligadas ao mar...
Exploramos a popa do navio, um espaço coberto, onde encontramos alguns instrumentos ligados à vida no mar...
Depois descemos e encontramos uma sala onde era feita a conservação dos alimentos em sal, pois não existiam frigoríficos.
No auditório assistimos a um filme sobre os desportos náuticos que a nossa cidade oferece: Canoagem, Remo, Vela e Surf. Estivemos muito atentos e ficamos contentes por saber que poderemos praticar cada um deles como atividade desportiva, ao longo da nossa escolaridade.
De seguida dirigimo-nos à exposição sobre lixo marinho, onde estão reunidos todos os tipos de lixo recolhidos numa praia só de uma vez... é triste e impressionante como as pessoas não respeitam o meio ambiente e poluem, as praias, os rios e o mar 😔
Pudemos usar ecrãs interativos onde é dada mais informação sobre diversos assuntos: a pesca, a venda do peixe, a recolha do sargaço e a forma como era usado para adubar os campos agrícolas.

Experimentamos peneirar a areia da praia que, embora possa parecer limpa, na verdade está cheia de  plásticos pequeninos (e outros nem tanto). E os microplásticos são um grande problema!
Vimos documentos antigos, entre eles uma publicação que explica como foi construído o navio Gil Eannes nos Estaleiros de Viana e que foi oferecida pelo pai da nossa educadora e contamos quantos tipos de lixo diferentes foram encontrados na praia 😖.

Estava a terminar esta manhã diferente e a chuva continuava a cair, pelo que esperamos um pouco que o autocarro nos fosse buscar, explorando mais um pouco aquela parte traseira do navio.
Não ficou nada por descobrir!
E parece que amanhã haverá mais... chuva ☂😕
Qual será o sítio interessante (e abrigado) que iremos conhecer? 😏

Comentários