Oficina de Brinquedos Óticos

Dizem que à terceira é de vez... e foi o caso 😉

A Oficina de Brinquedos Óticos, dinamizada pelo professor Paulo D'Alva, chegou hoje à nossa sala e foi uma tarde muito interessante e bem passada! 
Embora já conhecêssemos alguns deles, ficamos a saber muito mais sobre esses e conhecemos outros novos. Mas, primeiro, fizeram-se as apresentações à moda do cinema, é claro, ou seja, de claquete em punho!
Após o Take 1 - Ação! e o claque da claquete feito pelos Realizadores, cada Ator disse o seu nome, idade, onde morava e o que gostava... uns mais à vontade e outros mais envergonhados, todos conseguimos fazê-lo!

De seguida fomos explorando diversos brinquedos óticos, cada um com o nome mais esquisito do que outro! Experimentamos como se fazem desenhos animados...

Conhecemos um livro-brinquedo ótico, cujas imagens se moviam conforme se mudavam as páginas!
O R. criou um desenho animado em que um vulcão entrava em erupção...
Conhecemos o Zootrópio, que faz com que as imagens circulem e deem a ilusão de movimento, o que se deve a um fenómeno chamado permanência retiniana, que o JP explicou muito bem!
Revisitamos os Taumatrópios, mas desta vez fizemo-los com os nossos nomes!

Ainda conhecemos os flipbooks, pequenos livros cujos desenhos, quando desfolhados rapidamente, parecem ter movimento.
Foi uma tarde tão interessante e estivemos tão envolvidos que nem paramos para lanchar!
Muito obrigada ao professor Paulo pela simpatia e por tudo o que nos trouxe, mostrou e ensinou hoje!

Durante a manhã, um desenho com as cores de Portugal levou-nos a uma conversa sobre o feriado de amanhã, o Dia de Portugal e de Camões... o que nos conduziu ainda mais longe, ao seu naufrágio e à forma como salvou a sua obra, Os Lusíadas, a nadar só com um braço!
A propósito falamos de Caravelas, como a Vera Cruz, que hoje está atracada em Viana do Castelo, em passagem no Caminho Marítimo para Santiago e que podemos visitar se os pais lá nos levarem!
O S., que chegou atrasado, trouxe consigo um livro muito adequado, que nos divertimos a ler 😂 mas garantiu-nos que não foi nada disso o que lhe aconteceu...
- Não, eu só demoro muito a comer!😝

Ainda acabamos por espreitar a história da formiga rabiga, isto porque temos formigas na sala, pois custa-nos comer sentadinhos o nosso lanche e acabamos por espalhar migalhas, de que as formiguinhas gostam tanto! Apanhamos uma sobre a mesa, transportando alimento...
Os Livros de Memórias e a Pop Art continuaram a fazer-nos companhia, bem como os projetos de iniciativa individual, que hoje não era tão individual, como se pode observar...
Assim terminou a nossa semana mais curtinha, as melhoras para os doentinhos e bom fim de semana prolongado para todos

Comentários