Embora ainda envergonhado, o sol de verão hoje apareceu e levou-nos até à praia...
A viagem de autocarro implica que cada um transporte a sua mochila às costas e o seu banco elevatório nas mãos até ao lugar, para depois se sentar nele e colocar o cinto de segurança de forma o mais autónoma possível. E somos cada vez mais a consegui-lo!
Seja na escola, ou fora dela, "o conhecimento do espaço e das suas possibilidades é uma condição do desenvolvimento da independência e da autonomia da criança e do grupo, o que implica que as crianças compreendam como está organizado e pode ser utilizado, participando nessa organização e nas decisões sobre as mudanças a realizar" (OCEPE, 2016, p.26)
Organizar uma Colónia Balnear com grupos grandes como o nosso, implica que as crianças desenvolvam a sua autonomia e independência pessoal e colaborem nas diversas tarefas da nova rotina:
"Adquirir maior independência significa, na educação pré-escolar, ser progressivamente capaz de cuidar de si e utilizar os materiais e instrumentos à sua disposição. A independência das crianças e do grupo passa também por uma apropriação do espaço e do tempo que constitui a base de uma progressiva autonomia. A construção da autonomia envolve uma partilha de poder entre o/a educador/a e as crianças, que têm a possibilidade de fazer escolhas e tomar decisões, assumindo progressivamente responsabilidades pela sua segurança e bem-estar, não só no jardim de infância, mas também em diversas situações da vida, demonstrando progressivamente consciência dos perigos que pode correr e da importância de hábitos de vida saudável" (idem, p. 36)
Chegamos à praia felizes por o tempo estar melhor e podermos estrear os novos crachás que ajudam a identificar a malta de Vila Franca, uma vez que os panamás são verdinhos em todos os JI do AEMO. Agora parece que temos todos um sol no chapéu!
Depois de organizarmos os nossos pertences: mochila, calçado, casaco e retirar as partes de baixo da roupa, fomos brincar...
A areia estava bastante húmida, mesmo boa para fazer castelos!
E como o sol começou a espreitar um pouco mais...
Lá fomos nós molhar o pézinho!Não foi muito, é verdade, mas soube bem! É que as nuvens voltaram a ameaçar e tivemos de regressar
Era hora do lanche, que cada um retira sozinho da sua mochila e come direitinho... de preferência sem areia!No final arrumamos tudo e as brincadeiras continuaram...
E de forma bem animada, com a coluna a dar música... a playlist que escolhemos é que era um pouco estranha 😮Cantamos e dançamos o "desenrola, bate e joga de Ladin", a "bailarina", o "mexe o bumbum" e o "despacito" e depois viramos para o "jogo da estátua" e para as canções de finalistas 😆
Foi nessa altura que as educadoras nossas vizinhas vieram partilhar connosco a sua...
E era altura de arrumar, para depois regressar: guardar baldes, pás e ancinhos nos carrinhos; vestir e calçar; pegar nas nossas coisas: casaco, calçado, chapéu e mochila, sem esquecer nada!
A autonomia é mesmo muito importante 👍 e treina-se desde muito pequeninos, em casa também!
Esperemos que amanhã haja mais praia!
Ouviu sr. Sol🌞?
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!