Partimos para o segundo dia desta semana com tranquilidade, sem choros e com muita vontade de brincar.
Na sala conversamos sobre a história de ontem, que recordamos com a ajuda de materiais manipuláveis e também abrimos pela primeira vez a Caixinha das Surpresas, depois de ontem alguns terem perguntado por ela 😊 Trazia lá dentro algo branco, duro e com 4 patas...
O VC arriscou um palpite e acertou:
- Um urso polar?
E era mesmo, um urso polar de brincar, que não tínhamos e assim se foi juntar aos restantes animais na área dos jogos de chão.
Nas diversas áreas dedicamo-nos a brincar... num ambiente bastante sereno para esta altura do ano 😉
Ocorrem as primeiras conversas em torno da exploração dos materiais... as partilhas começam a acontecer.
Mas também nos dedicamos a algumas tarefas importantes nesta altura do ano: identificar os nossos cabides e vaivéns com as foto e desenhos.
Alguns quiseram ajudar... e tudo se torna mais fácil quando se dividem as tarefas!
Até levamos um cafezinho e umas torradas à nossa educadora a meio da manhã 😊 pois não houve tempo para sair da sala!
Ao almoço incentiva-se a autonomia: pegar na colher e comer sozinhos é muito importante e nós somos capazes, só temos de ser habituados a fazê-lo... porque aqui não somos um ou dois, somos 25 em cada mesa!
E mais uma vez este tempo de Verão proporcionou uma bela tarde no exterior, entre brincadeiras no parque, desenhos no quadro com giz e construções na areia, com baldes, pás, carrinhos, camiões e carrelas...
Regressamos à sala para o lanche da tarde, mas antes foi necessário descalçar, sacudir a areia que vai para dentro do calçado e voltar a calçar; ir à casa de banho lavar bem as mãos; pegar na mochila que está no cabide de cada um (já marcado com a nossa foto), retirar o lanche e comer, tudo isto tarefas que começamos a fazer sozinhos (ou quase 😏)
São exercícios de autonomia que nos fazem sentir capazes, competentes e crescidos... e devemos praticá-los todos os dias!
Até amanhã... com mais uma criança que vem "fechar o grupo" deste ano.
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!