Os nossos interesses revelam-se a olhos vistos, basta que os adultos estejam atentos... o FR trouxe de casa um urso polar (como o da história da semana passada e o nosso Branquinho) e veio mostrar, todo contente, dizendo que é igual ao da neve!
Já a A., que anda muito entusiasmada com os Homens-folha, trouxe este livro para partilhar com os amigos...
Foi o primeiro livro novo deste ano e gostamos muito desta história que nos explica quem é, afinal, o ladrão das folhas de Outono!
E as conversas exploratórias não se fizeram esperar:
- Mas o que é um ladrão?
- Um ladrão rouba coisas...
- E o que roubava este ladrão?
- As folhas das árvores!
- Será que era mesmo alguém que roubava as folhas da árvore do esquilo?
- Não, era o vento que as deitava ao chão!
- E já viram o tempo de hoje? Onde está o sol?
- Desapareceu!
- Será que alguém o roubou, como às folhas?
- Não, ele está escondido... atrás das nuvens!
- Pois! Como a relva estava escondida atrás da neve!
Tivemos também o primeiro contacto com uma nova técnica artística, uma experiência visual e sensorial que apreciamos: fazer texturas de folhas com lápis de cera...
Colocamos a folha de árvore debaixo da folha de papel e esfregamos um lápis de cera deitado por cima: aos poucos começam a apareceram risquinhos, as nervuras da folha e ela fica desenhada no papel.
Depois, com recurso a aguarelas, pintamos por cima, à volta, onde quisemos...Fizemos sozinhos, à nossa maneira, apenas com a supervisão da nossa educadora.
Porque quando os adultos desenham, cortam, colam, pintam, ou fazem as cousas por nós, a única coisa que aprendemos é que eles são capazes. Nós só seremos se pudermos fazer por nós!
A mesa grande ficou cheia de obras de arte em processo de secagem, algumas delas com folhas rasgadas, por excesso de tinta. Aprendizagens que ficam para o futuro...
Ainda quisemos dar continuidade aos Homens-folha depois de revermos a história, porque a BMa não a tinha visto na segunda-feira...
E se para alguns foi a primeira vez, pois ainda não tinham tido oportunidade de experimentar, houve quem insistisse em fazer o seu segundo ou terceiro Homem-folha (e esperasse pacientemente por ter lugar na área dos projetos!).
A mesa de luz continua a inspirar experiências tridimensionais de luz e cor, a grandes e a pequenos...
Assim foi mais um dia tranquilo, desta vez sem tempo de brincadeira ao ar livre, pois chovia na hora do intervalo.
Mas o MT (2 anos) logo se adiantou:
- Eu já trouxe as minhas botas!
Pois é, já cá está o primeiro par de galochas 😊
Quando quiserem tragam as vossas e, já agora, se tiverem uma capinha de chuva ou um poncho impermeável como os da imagem, também podem trazer...
Há que preparar o tempo que aí vem...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!