Quinta, 27-10

O dia de hoje foi mais sereno, pois fomos apenas 19... o motivo é que não foi o melhor: as viroses começam a dar um ar da sua (des)graça e a deixar alguns de nós em casa, a recuperar. 

O ambiente da sala tornou-se diferente, houve mais espaço, tempo e disponibilidade para atender a cada um, para acompanhar as necessidades e conquistas de cada criança... mas sobre isso falaremos mais abaixo*, para quem se interessar.

Começamos colocando a leitura em dia, pois os livros trazidos de casa vão-se acumulando e todos querem que os seus sejam partilhados em grande grupo. Aproveitando a reunião do grupo conhecemos estes:

O primeiro livro tinha uma bonita história sobre um cãozinho abandonado que encontrou uma família e era contada em pictogramas; dois livros tinham imagens sobre animais e cores e o último trazia uma belíssima história sobre Felicidade.  Mas o que é isso de Felicidade? 

- Felicidade é sorrir! - VC
- É brincar com os pais - BM
- Voar como um papagaio! - T.
- Ter um animal - VC
- Estar com os amigos - G.
- Brincar com o pai - L.
- Jogar à bola - D, LC
- Brincar com a mamã - MC
- Viajar! - LM.
- Andar de baloiço - BM.

Então espreitamos o seu interior (também podem espreitar aqui) e vimos que era um livro sobre aves, (já sabemos que são os animais que têm penas e asas!) que falava de felicidade dentro de um frasco😒 Que estranho... será que a felicidade se pode meter num frasco e vender? 
Nós achamos que não!

Ainda conversamos sobre a hora da refeição e o que é mais importante para tudo correr bem, preparando o Desafio Super S
Estas foram as nossas ideias:
- Comer pela nossa mão, usando os talheres.
- Deixar o prato limpo - comer tudo, não desperdiçar alimentos.
- Sentar na cadeira direito e não levantar até terminar a refeição.
- Conversar num tom de voz baixo com os amigos do lado.
- Comer legumes a acompanhar o prato, fica mais colorido.

Já temos por cá bons exemplos, no que respeita às alimentação, foi o caso do FA que trouxe hortícolas para o lanche 👌 e comeu tudo.
Tomate cereja, que bom!

No tempo de atividades e projetos, depois da leitura, colocamos a escrita em dia! 
Houve que terminar ou realizar as produções da semana e as escolhas foram variadas, mas começamos por preparar mais um livro de aniversário, porque a BM completou hoje 5 anos.
Houve quem fizesse pintura e quem preferisse criar o seu mundo às bolinhas como Yayoi Kusama.

Houve quem criasse novas versões de corações de Viana, a partir de um molde encontrado por acaso numa gaveta...
Houve quem se dedicasse a terminar os seus fantasmas e também quem criasse uma fantasminha...
Houve recortes e colagens, construções e invenções...
Houve escrita espontânea de nomes conhecidos / significativos e também fizemos a separação de jogos diferentes, pois os números misturaram-se com as letras!

O nosso dia terminou com a última festa de aniversário do mês de outubro (já lá vão sete!), foi a da BM, que teve também a sua mãe presente. 
Parabéns à BM e muitas felicidades à sua família, obrigada pela companhia e pelo bolinho caseiro, ainda quentinho, estava delicioso!

* Relativamente ao número de alunos por turma, a sua redução é uma luta dos educadores pela qualidade do atendimento às crianças, que chegam cada vez mais pequenas e menos autónomas, em idade de creche, uma vez que atualmente podem entrar sem os 3 anos feitos.
No entanto, enquanto na creche estas crianças integram grupos de 15, com dois adultos a apoiar, na educação pré-escolar os grupos têm mais 10 crianças, num total de 25, para os mesmos dois adultos e isso faz toda a diferença. Mas quem nos governa não está no terreno, não se depara com as dificuldades que daí advém todos os dias e não preparou esta mudança como deveria, reduzindo o rácio, embora esteja  provado, através de diversos estudos (este por exemplo), que existem evidências positivas da redução do número de alunos nos primeiros anos, referindo que os benefícios (maior apoio, supervisão e acompanhamento, diferenciação pedagógica) persistem ao longo da escolaridade.

Comentários