A semana começou cheia de conversas, pois muitos traziam muito o que contar...
Também falamos da semana que passou e de algo que nela aconteceu: houve por cá muitas festas de anos, pois em outubro há 7 crianças da sala que comemoram o seu aniversário.
Como todas gostam de trazer um bolinho para festejar com os amigos, isso faz com que se coma bolo muitas vezes! Foi o que aconteceu na semana que passou.
Mas será que comer bolo muitas vezes é uma coisa boa para a nossa saúde?
Foi o que estivemos a pensar com a ajuda de uma nova história: "O Joca aprende a comer", que se enquadra no Projeto de Educação para a Saúde (PES) do AEMO.
Então, depois do lanche, as tesourinhas entraram em ação e começaram a recortar alimentos dos panfletos de supermercado: alguns mais saudáveis, que devemos comer mais vezes e outros nem tanto, tal como nos mostra a Roda dos Alimentos, que estivemos a conhecer, fatia a fatia...
Curiosamente não encontramos lá o açúcar, presente em todos os bolos e guloseimas que o Joca tanto gostava! Porque seria?
- Porque o açúcar não é saudável, por isso não está aí! - respondeu logo a IR.
Assim, o recorte e a colagem estiveram hoje mais animados do que nunca...
Cada um escolheu o prato que queria preparar: com alimentos saudáveis, ou não...As nossas estagiárias Bruna e Joana estiveram a ajudar-nos nesta missão de encher o prato, ora com boas, ora com más escolhas!
Enquanto isso, na área dos projetos colocavam-se as laterais nas capas, com as cores escolhidas por cada um... usamos as cartolinas escolhidas para fazer foles (leques) e agrafar na capa.
Alguns estiveram ainda a pintá-las (com, ou sem folhas de outono) e outros a desenhá-las, decorando as capas como cada um quis.
A dobragem do leque estimulou a criatividade de algumas meninas que estiveram muito envolvidas a criar os seus leques, que depois quiseram decorar. E fizeram-no de forma bastante autónoma, até utilizando o agrafador de alicate 😊 sem ajuda.
Ao almoço pusemos em prática o que o velhinho Avô Cantigas cantava nesta canção... com muita razão! Comer a sopa com a nossa mão é muito importante e sinal de que estamos a crescer! Se em casa há sempre quem ajude (uma ou duas crianças), aqui não há braços que cheguem para dar a sopa na boca a cada uma...
E se estas mãozinhas pegam tão bem nos brinquedos, porque não podem pegar na colher?
Papás, deixem-nos crescer, tenham paciência... podemos sujar-nos mais um bocadinho, mas se não o fizermos sozinhos não vamos aprender a fazê-lo!
É como diz Mia Couto: Não é segurando nas asas que se ajuda um pássaro a voar. O pássaro voa simplesmente porque o deixam ser pássaro".
O dia terminou com mais duas partilhas de casa, uma que já vinha de sexta e que hoje terminamos, o livro "Há uma raposa na minha escola", um livro muito interessante que nos fala de Bullying. Obrigada ao VC que trouxe este livro!
Num registo diferente, mais descontraído, o livro trazido pelo FR (obrigada!)"A Masha faz disparates" falava do disparate que a Masha fez, que não foi de propósito, foi só um acidente, por isso não deve ser castigado! Nenhum dos amigos da Masha gostava de ir para o cantinho olhar para a parede... e nós também achamos que não iríamos gostar nada disso 😝
Um livro é um brinquedo: ler é brincar! (Ruben Alves)


.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!