Quinta, 17-11

Há dias aconteceu numa coisa engraçada: a BM comentou em grande grupo que já tinha um pijama novo para o Dia do Pijama... mas a nossa escola não se inscreveu este ano nessa atividade😬
Quando isso foi comunicado ao grupo, várias vozes de desagrado se ergueram ao redor da mesa grande e então optamos por fazer uma votação para decidir se comemorávamos ou não. 
O que acham que venceu, o sim ou o não?😏
Pois, foi o sim e assim ficou decidido que segunda-feira na nossa sala comemoraremos o direito de todas as crianças a crescer numa família. 
É que as crianças têm direitos e, se um é o de ter uma família, há outro que se chama o "direito à participação". A cidadania e a democracia aprendem-se praticando e envolvendo as crianças, desde cedo, na tomada de decisões que as afetam.

Outra decisão que tomamos teve a ver com o Natal e uma tradição antiga nesta sala: o calendário do advento colaborativo, construído com as famílias. 
Este ano serão casinhas de memórias (mais tarde perceberão porquê 😉) mas, para colocar 25 casinhas no placar onde costumamos montar o calendário, precisamos de um fundo bonito, um cenário! Decidimos pintá-lo em papel de cenário, pois claro, mas como era bastante grande, usamos materiais diferentes... de limpeza
Em cima da mesa grande (que se torna chão sempre que precisamos de espaço que não temos na sala) dedicamo-nos a esponjar a terra e o céu do nosso cenário com 3 tons de verde e 3 tons de azul, que primeiro preparamos, misturando branco para clarear e preto para escurecer.
Depois de esponjado e seco foi salpicado com outros utensílios de limpeza 😉 fazendo estrelinhas no céu e florzinhas na terra.
Está prontinho para forrar o placar, para segunda-feira as casinhas começarem a chegar...

A área dos jogos de mesa esteve animada, para o que contribuíram dois novos jogos de inspiração Montessori. Na sua exploração livre, a C. começou por usar o primeiro como jogo de equilíbrio, mas depressa percebeu que algo não estava bem, pois colocava pesos diferentes e a base mantinha-se direita... o que não acontece com a balança de pratos!
Por tentativa e erro descobriu que este jogo afinal era de padrões, usando os cartões que tinham ficado na caixa 😊 Também o outro jogo fez sucesso, principalmente com os mais pequenitos.
Iniciativas criativas também é coisa que nunca falta e estas foram desenvolvidas com materiais que temos sempre ao dispor na área das ciências.
Sendo quinta-feira, era dia de lanche de hortícolas, no âmbito do Desafio Super S. 
Apostamos como nunca viram caras de crianças tão felizes e orgulhosas por terem cenoura, tomate, pepino e milho para lanchar 😂
E ao almoço os progressos continuam: comer pela própria mão, usar bem os talheres, comer salada e deixar o prato limpo para evitar desperdícios!

Á tarde o sol espreitou só um bocadinho e nós fizemos a vontade ao FA, pois era também a de todos nós: Espera!... eu quero brincar!
E pronto, assim foi o nosso dia. 
Amanhã, estando prevista uma greve da função pública, não deverão deixar as crianças na escola sem se certificarem se todos os serviços estão em funcionamento (componente letiva, cantina e AAAF). Obrigada.

Comentários