Segunda 21-11 - Dia Nacional do Pijama

Hoje, mais do que apenas um dia para ir de pijama para a escola, foi dia de recordar que os Direitos das Crianças existem! 


Foram aprovados numa Convenção onde constam todas as necessidades que as crianças precisam que os adultos satisfaçam: ter um nome, uma casa, uma família e um país; ter alimentação, saúde, tempo e condições para brincar, para conhecer a sua cultura; liberdade para se expressar e ser ouvida... entre outros!

Então hoje viemos de pijama para a escola porque ele representa o conforto e o aconchego que todas as crianças sentem quando os seus direitos são respeitados. 
À chegada, vivemos mais um momento UAU...😍

Em cima da mesa grande estava uma tenda "enorme e maravilhosa" as luzes coloridas brilhavam no escuro e a música enchia o ambiente! 
Foi para essa tenda que subimos e lá nos aconchegamos a ver uma história que a nossa educadora criou, chamada "Maria Castanha e Manuel Castanho procuram abraços"

Foi lá também que conversamos sobre os Direitos das Crianças e o que precisamos para crescer felizes... chegamos à conclusão que somos crianças com muita sorte! 
Na verdade, há em várias partes do mundo crianças que não têm casa, família, água, alimentos, escola, nem tantas outras coisas que precisam😔

Também conhecemos uma nova canção, que fala dos Direitos das Crianças e é muito bonita!

Ao longo da manhã ocupamo-nos brincando e criando nas diversas áreas de atividade...
Alguns quiseram continuar/terminar os seus bonecos para o Quadro de Aniversários, pois ainda não conseguimos fazer todos... somos tantos!

À tarde, observamos as casinhas das memórias que começaram a chegar para o Calendário do Advento deste ano. Feitas no seio da família, cada uma é mais bonita e criativa do que a outra 😊
A primeira a chegar foi a do L., que estava muito feliz por regressar à escola após duas semanas de ausência! A sua casinha recebeu o nº 1 e foi a primeira a ser aberta!
Trazia lá dentro uma mensagem e um pequeno livro de Natal, que acompanha os Natais do L. desde que nasceu e que o nosso grupo esteve também a conhecer.

Depois a Bruna fez-nos a proposta de enchermos a nossa casa com o que é mais importante para nós: a nossa família! E as nossas famílias não são todas iguais, por isso houve que pensar bem antes de desenhar...
Estão quase, quase prontas! E amanhã continuaremos... 
Assim se cumpriu aquilo que desejávamos: comemorar na escola este dia especial!

Comentários