Tal como prometido, hoje continuamos os nossos autorretratos, terminando de pintar os fundos dos mesmos, com inspiração nas paisagens tão coloridas de Wolf Khan...
O retrato por nós desenhado a preto e branco e o cenário de fundo por nós pintado (e "garfado") bem colorido, resultou neste contraste das nossas obras de arte, que vão integrar o Mural dos Amigos da Sala 1.
Foi uma manhã animada de pinturas, repartida com outra atividade que a Bruna nos propôs: fazer padrões com borboletas coloridas! Trabalhamos em pequenos grupos por idades, indo primeiro os 5 anos, depois os 4 e depois os de 3. O trabalho em pequenos grupos promove maior atenção/concentração no desenvolvimento de tarefas mais complexas, como os padrões matemáticos...
"As crianças desenvolvem conceitos iniciais relacionados com padrões,
através de cantigas repetitivas, cânticos ritmados e poemas, baseados na repetição e no crescimento de padrões, por exemplo, sequências de sons e formas ou padrões numéricos simples.
Reconhecer padrões, compreender a sua repetição numa sequência e ser capaz de a continuar,
constituem elementos importantes para o desenvolvimento do raciocínio matemático".
Se bem se recordam, no âmbito do nº 1 do Desafio Super S, uma vez por mês a ementa do almoço deve ser vegetariana. E esse dia foi hoje, o menu foi massa com soja à bolonhesa.
Todos provaram/comeram, a maior parte pela primeira vez! Além disso os nossos pratos todos têm agora salada, nem que seja só um pouquinho e ficam bem mais bonitos e coloridos! Aos pouquinhos este desafio vai dando os seus frutos... e legumes 😉
A tarde foi dedicada a mexer o corpo!
Tal como refere o Prof. Carlos Neto, para as nossas crianças "há só um caminho: mexer o corpo, ser ativo, sair de casa, estar em contacto com a Natureza!"
Brincar permite adquirir instrumentos fundamentais para a resolução de problemas, tomada de decisões e permite também e desenvolvimento de uma capacidade percetiva em relação ao espaço físico e em relação aos outros. Além de que muitos estudos evidenciam que, quanto mais tempo a criança tem de atividade lúdica e física no recreio, maior capacidade de concentração tem na sala de aula. Já para não dizer que manter o corpo ativo é uma forma de combater o flagelo dos nossos tempos que é o sedentarismo.
Primeiro de forma livre no espaço exterior e depois numa atividade orientada pela Bruna no alpendre, mexemos o corpo, tornámo-nos borboletas, equilibramo-nos para chegar às flores e fizemos pontaria para comer o seu néctar!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!