Quarta e Quinta, 04 e 05-01-2023

O dia de ontem começou com um vídeo, preparado pela Joana, que nos contava o que reza a História que aconteceu nos dias depois do Natal, altura em que 3 Reis Magos viram uma nova estrela no céu e a seguiram para visitarem o menino Jesus. Essa viagem foi feita através do deserto e estivemos a conversar sobre o que era isso...
Já sabemos algumas coisas sobre esse local, onde vivem plantas e animais diferentes dos que vemos perto de nós.
Depois quem quis foi para a mesa dos projetos registar tudo o que já sabemos... 
Foi então que a L. tomou a iniciativa de fazer um desenho sobre o deserto e então tivemos a ideia de fazer também outros trabalhos, começando pela colagem... com areia!
Decidimos ainda transformar a nossa caixa sensorial num minimundo do deserto e estamos a começar a trabalhar para isso! Já organizamos as plantas e as pedras e colocamos alguns animais que lá vivem: o camelo e o "espião" (escorpião) 😂 

Tivemos tempo de brincadeira ao ar livre, depois do almoço, aproveitando o sol quentinho.
No regresso à sala, tal como tínhamos combinado no dia anterior, exploramos um novo material, o Milho Mágico, que permite fazer construções 3D, bastando para isso humedecer as peças.
Com ele criamos cobras, camelos, catos... hum, porque seria que escolhemos estas coisas?😁
Uma cartolina amarela como a areia do deserto serviu de cenário e aí colocamos tudo o que construímos com o Milho Mágico que a Joana trouxe.

Ainda visitamos os canteiros de suculentas que temos no alpendre, para observar de perto plantas parecidas com as que existem no deserto; terminamos os autorretratos para os portefólios que os pais vão levar para casa; arrumamos a sala toda e abrimos a antepenúltima casinha do Calendário do Advento, era a da BM e trazia lá dentro uma música muito antiga de Natal, intitulada "Eu hei-de dar ao Menino...", que estivemos a escutar e a cantar. Muito obrigada a esta família pela colaboração!
O dia terminou com uma reunião geral de todos os pais e encarregados de educação da nossa escola, ao final do dia, para conversarem com os nossos professores e tomarem conhecimento sobre como nos estamos a desenvolver. O corpo docente aproveitou a presença de tantas pessoas (familiares de 121 crianças) para esclarecer o que está em causa na atual greve de professores, tendo recebido o seu apoio nesta luta, que é de todos, pela qualidade da Escola Pública.

Já hoje, chegamos à escola uma hora mais tarde do que o habitual e tivemos logo uma surpresa: o V., da sala 2, trouxe na sua casinha do Calendário do Advento uma proposta que quis alargar à nossa sala. Assim, fomos convidados para uma sessão de Mindfullness, Meditação e Relaxamento, onde aprendemos a descansar e a relaxar com uma ursinha coala e o seu bebé. Tornamo-nos todos pequenos coalas, preguiçosos e fofinhos 🐨
Aprendemos que um "Obrigada/o", quando é dito mesmo de coração se pode dizer "Namastê" e é a palavra certa para dizer, por exemplo, quando alguém nos chama a atenção por estarmos a fazer algo que não devemos. Em vez de ficarmos zangados, ou de fazermos birras, devemos agradecer a quem nos corrige e ensina a ser melhores!
Á família do V., que proporcionou esta oportunidade e à sua dinamizadora, Sandra Abreu, queremos dizer "Namastê" 💖

Sendo quinta-feira, para quem quis o lanche foi de hortícolas, no âmbito do Desafio Super S, que continua no novo ano. É incrível observar como a M. adora comer feijão!
Terminamos (finalmente) o último autorretrato enquadrado pela pintura inspirada em Wolf Khan.

Também abrimos
Aproveitamos o sol para muitas brincadeiras ao ar livre, no parque, na areia e na casa da árvore.
Houve mesmo quem construísse um bolo de casamento com 3 andares!
- E quem são os noivos?
- São os meus pais, que fazem hoje 6 anos de casados! - respondeu a I., irmã da nossa L.

Abrimos a penúltima casinha das memórias, a do D., que vinha cheia de balões, que ele distribuiu pelos amigos e que trazia ainda um jogo 4 em linha
Muito obrigada também á família do D. pela colaboração.
A terminar o dia, durante o lanche da tarde partilhamos um livro que a M. trouxe, intitulado "Adeus Raiva, Olá Calma!"  de que gostamos muito! Obrigada á família da M. e até amanhã.

Comentários