Terça, 03-01-2023

Estamos de volta ao jardim de infância, num novo ano, numa nova estação do ano e num novo mês... fartámo-nos de perguntar quando era o dia e foi hoje que voltamos para a sala!

As saudades eram muitas, dos amigos (grandes e pequenos), das brincadeiras, da sala e dos materiais e o dia foi dedicado às conversas e partilhas... mas começou pela preparação do novo mapa de presenças e do novo calendário anual.
Quem já o sabe fazer escreveu o seu nome e todos marcaram a sua presença, na interseção entre o seu nome e o dia do mês - dia 3.

Conversamos muito sobre o Natal, o que fizemos, onde fomos e as prendas que recebemos e, nas áreas, demos largas à brincadeira.
Quando nos entusiasmamos muito, os brinquedos da casinha das bonecas tendem a ficar um pouco desarrumados demais... mas não houve problema, todos juntos organizamos cada coisa no seu lugar e ainda vestimos os bonecos, pois estavam com frio!
Matamos também saudades de trabalhar: quem quis dedicou-se a desenhar, a pintar e a recortar e colar de acordo com a sua imaginação. 
Irmos sozinhos buscar os materiais de que precisamos é uma evidência de autonomia: para pintar no placar devemos ir buscar uma folha de pintura à gaveta e colocá-la com dois sinalizadores. 
Não importa se não ficar muito direitinha... dá para pintar na mesma!
E nas nossas produções surgiu o velhinho das barbas b rancas!
Quem faltou nos últimos dias antes do Natal, esteve também a terminar o que não fez nessa altura.

O almoço foi um tempo tranquilo em que recordamos a importância de cada um comer pela sua mão...
E a tarde foi, em grande parte, passada no exterior! Há tanto, mas tanto tempo, que não brincávamos ao ar livre, com o tempo tão chuvoso que esteve!
Houve construções de bolos, castelos e até uma "estrada de Monte da Ola", com uma equipa de construtores que se organizou e distribuiu tarefas!
Foi uma tarde bem passada, aproveitando o sol!

De tarde, faltando 4 dias para o Dia de Reis, recomeçamos a abertura das casinhas do Calendário do Advento, pois faltam também abrir 4 casinhas. Hoje foi a vez das casinhas da M., que vinham recheadas com um DVD e um conjunto de Lego. Muito obrigada a esta família pela colaboração!
A caixinha que abre à terça-feira é a das surpresas e trouxe-nos um novo material, que amanhã iremos explorar...

A observação e a escuta constantes, por parte da equipa de adultos da sala, permitem registar como estamos a crescer! Nestas imagens são evidência disso...
A iniciativa de decidir o que fazer, a capacidade de ir buscar o que é preciso, a destreza manual de desapertar sozinho os botões da bata, a entreajuda  no apoio a um amigo que ainda não sabe apertar os cordões... estamos no bom caminho!
Até amanhã!

Para casa seguiram duas ofertas do Teatro do Noroeste, para criarmos com a nossa família "a maior flor do mundo"! de José Saramago de duas formas diferentes... estando prontas podem devolver, para serem partilhadas com os elementos do CDV. Muito obrigada!


Comentários