Amanhã receberemos a terceira visita da Biblioteca Municipal Itinerante (BMI) à nossa escola e, por isso, logo pela manhã, na reunião de grupo, estivemos a conversar sobre a forma mais prática de identificar o livro de cada criança, recorrendo a marcadores de livros que servirão também de Diários de Leitura, no âmbito do Projeto "Leitura em Vaivém" do PNL.
Os pais são assim chamados a partilhar um momento de leitura com os seus filhos, preenchendo depois os dados solicitados, uma vez por mês, quando receberem o novo livro requisitado na BMI. Podem aceder a mais informação e a alguns conselhos, como os da imagem que se segue, aqui.
Dedicamo-nos então a confecioná-los, personalizando ao gosto de cada um e de acordo com as próprias caraterísticas. Uns precisaram de espelho para analisar melhor a cor do cabelo, outros comparavam os tons de pele... mas os marcadores foram ficando prontos, embora ainda não todos!
Fizemos uma pausa nas máscaras de Carnaval, pois não há mãozinhas para ajudar a todos ao mesmo tempo... os adultos não são polvos! Mas brincadeiras nas áreas não faltaram...
A tarde foi passada ao ar livre, na companhia do sol, cada um como entendeu...
Por debaixo de uma árvore, aprendendo a saltar da ponte, jogando à bola nos relvados acabadinhos de cortar, subindo, descendo e brincando na casa da árvore ou mesmo preferindo desenhar / jogar nas esplanadas...
Com liberdade para escolher o que fazer, com quem, como e onde...
Porque o brincar deve ser livre e da escolha da criança.
Quando estão ao ar livre, as crianças desenvolvem os seus sentidos, melhoram a sua saúde mental e física e reduzem sintomas de déficit de atenção e hiperatividade. Além disso, aperfeiçoam as habilidades de convivência social ao interagirem livremente com outras crianças e com a Natureza.
Até amanhã!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!