Quarta, 08-03-23

O Calendário da Felicidade trouxe-nos hoje o Dia dos Abraços e nós não nos fizemos rogados... houve muitos abracinhos entre vizinhos!
Os mais crescidos foram para a Patinagem com a prof. Mizé e a Patrícia, num dia de muita chuva, em que achamos que iam ficar todos molhados! 
Até cantamos a canção "A chuva cai, cai", com todas as partes do corpo de que nos lembramos 😁
Mas, fora a chuva, tudo correu sobre rodas lá no Pavilhão!
Desta vez já foi muito mais deslizar do que cair!

O FR, que gosta muito de animais, trouxe hoje um camaleão (de borracha) e contou aos amigos que o camaleão muda de cor. Na verdade, os camaleões a sério mudam a cor da sua pele de acordo com o ambiente em que se encontram, para assim se protegerem. Mas o FR garantia que o seu também mudava de cor... só precisava de água!
Claro que fomos experimentar! 
Escolhemos a casa do Fofinho para servir de aquário; o FR colocou lá o camaleão e deitou água por cima, até o cobrir; mas nada aconteceu e ele dizia que era muito rápido!
Então fizemos a mesma experiência mas com a água quente... e logo o camaleão vermelho-acastanhado ficou verde-azulado! O FR tinha razão, o seu camaleão mudava de cor!

Depois do lanche, fizemos os nossos planos e colocamo-los em ação nas diversas áreas.
A área das Ciências esteve concorrida, com construções translúcidas na caixa de luz e brincadeiras com os minimundos dos animais. 
Na mesa de Lego Basic queixamo-nos da falta de figurinhas, que se desmontam e desaparecem: temos homens sem braços, sem pernas... então decidimos ir à pesca das partes do corpo em falta e despejamos a caixa de Lego na mesa para as procurar.
Encontramos algumas, mas ainda há por cá muitas figurinhas amputadas 😔

As atividades de expressão estão sempre presentes e nota-se a cada dia que passa a evolução na forma como representamos o mundo à nossa volta. O D. hoje aprendeu a fazer um coração!
Também nos dedicamos a transformar os "não conchigo" em "já sei fazer" e hoje com sucesso a descascar a banana da BM e a abrir a caixa das cartas para o L.
Já de tarde e porque o T. tinha referido que hoje também era o Dia da Mulher, conversamos um pouco sobre isso, até para percebermos porque não há o Dia do Homem... 
Analisamos algumas situações que nos pareceram injustas e erradas e conhecemos Malala Yousafzai, uma menina-mulher que luta pelos direitos das meninas-mulheres do seu país à Educação!








Então pensamos nas Mulheres das nossas vidas e elegemos a que mais gostamos para oferecer um presente muito simples, um desenho.
Feliz dia a todas as mulheres, com votos de que este dia deixe de ser necessário, seria um bom sinal!
Até amanhã!

Comentários