Quinta, 23-03-23

Hoje recebemos uma visita que veio na sequência de outra na semana anterior, a dos Enfermeiros da Equipa de Saúde Escolar, para aprofundarmos a questão que introduziram do respeito pelo corpo e da prevenção do abuso, desta vez com a criminóloga Maria Maciel.

Por sua opção, dividimo-nos em dois grupos: os mais crescidos da Sala 1 e da Sala 2 foram primeiro, enquanto que os restantes ficaram nas salas e depois trocaram-se os grupos.
O grupo dos 5 anos foi o primeiro a explorar alguns materiais manipuláveis, como o Semáforo do Toque.
A abordagem consistiu em utilizar as 3 cores do semáforo do trânsito, que já todas as crianças percebem para que servem (vermelho - parar; amarelo - andar com cuidado; verde - andar à vontade), para transpor para o nosso corpo, em relação ao toque.
Percebemos assim que existem diferentes partes no nosso corpo:
- Algumas são privadas, não se devem mostrar (principalmente as que estão dentro da nossa roupa interior); aproveitamos a oportunidade para aprender os nomes corretos daquilo a que chamamos pipi (vagina) e pilinha (pénis); a essas  partes, à boca e ao rabo atribuímos a cor vermelha - não são para tocar, a não ser para lavar, cuidar, ajudar a vestir - mas só por pessoas de confiança.

- Existem outras partes do corpo que, estando muito perto dessas (coxas, bochechas, mãos) devemos ter cuidado e a essas atribuímos a cor amarelo ou laranja;

- Finalmente, há outras partes do corpo em que não há problema tocar (pés, braços, ombros, cabelo), desde que não nos importemos .. porque ninguém deve tocar no corpo de ninguém sem autorização!

No final, jogamos um jogo: a Maria colocava um sinal com cor numa parte do seu corpo; se estivesse certo, corríamos para o lado certo, se estivesse errado, corríamos para o lado errado.
Aprendemos que há diferenças entre a necessidade de tocar as partes privadas do nosso corpo (para lavar, para por creme, para vestir, para ir ao médico...) e o toque que parece estranho como, por exemplo, estarmos a ver televisão e alguém nos tocar aí. Nesse caso devemos reagir, mandar parar e contar a um adulto de confiança o que aconteceu (o pai/mãe em casa e na escola um educador ou assistente).

No final, a Maria distribuiu um registo para colorirmos com as cores corretas e depois levarmos para casa, para partilhar com os pais o que hoje aprendemos.

Seguiu-se o segundo grupo, formado por médios e pequenos...
Com este grupo a abordagem foi um pouco mais simples. 
Através deste tipo de atividades, adquirimos ferramentas que nos permitem reagir e dar o alerta em caso de ameaça / abuso.
E aprendemos também que não temos o direito de tocar no corpo dos outros se eles não quiserem... muito menos para os magoar!
Foi uma manhã produtiva, muito obrigada pela visita!

Entretanto, na sala, a Patrícia tratou de ajudar toda a gente a "fazer fitas"😝😂depois saberão para quê!
Já de tarde, colorimos o registo que a Maria nos ofereceu e juntamos-lhe um recadinho para os pais. Mais logo vamos explicar-lhes o que aprendemos!
Recebemos também a visita da Biblioteca Municipal Itinerante, que tinha adiado a sua visita habitual da segunda quinta-feira do mês...
Entregamos todos os livros e requisitamos novos, para leitura em contexto familiar. Seguem hoje mesmo para casa, dentro da Mochila Vai-vem e assim deverão regressar, com o marcador de livros preenchido. Até amanhã!|

Comentários