Sexta, 24-03-23

Concluímos mais uma semana com a aula de música, na companhia da prof. Marcisa. 
Começou de forma muito suave, qual borboleta a voar de flor em flor... mas a borboleta era de papel e só podia passar de um para outro através da mola de madeira que cada um tinha na sua mão: era preciso esperar que o vizinho do lado colocasse a sua mola, para podermos retirar a nossa. 
Foi assim que, ao som da música, a borboleta passou de mão em mão sem lhe tocarmos. Uma atividade que apela à concentração e à calma e contribui para o desenvolvimento do movimento de pinça (polegar/indicador).
Trabalhamos com instrumentos musicais de madeira (os mais crescidos) e de metal (os mais novos)...
Seguiu-se a dança, onde os mais crescidos primeiro recordaram a coreografia aprendida na semana anterior, para depois a reproduzirem/ ensinarem com um par mais novinho...
E é fantástico ver como aprendem, num instante, uns com os outros!

Na sala ocupamo-nos entre projetos que partem de uma base comum que cada um personaliza a seu gosto. Passamos das fitas aos cartões, à cola e às tintas...
O que irá sair daqui? O que a nossa imaginação e criatividade ditarem...

Não faltou o tempo de brincadeira ao ar livre, após o qual cada um tem de retirar os sapatos para sacudir a areia que neles entra e voltar a calçar-se. Como se vê, estamos cada vez mais independentes!
Ainda organizamos as produções desta e da semana anterior e demos por terminada a nossa semana de trabalho! Sim, de trabalho! Porque o trabalho das crianças é brincar.

Para casa seguiram as bombinhas de sementes já secas que preparamos, para serem lançadas onde decidirmos, no campo, na terra, na relva, num canteiro, num vaso... num local onde as sementes possam germinar e dar flores, para assim ajudarmos a Primavera a florir o mundo!
São constituídas por sementes de flores variadas, com terra e água, envoltas numa capa de argila.

Nota final:
Ainda não tinha preparado esta publicação e já recebia um feedback da primeira experiência com a bombinha de sementes, que não resisto a partilhar:
Hoje aproveitamos a aberta do tempo para brincar no jardim. A L calçou as galochas e pediu ajuda com a sua bomba de sementes. Não sabia bem como fazer, pois nunca tinha ouvido falar, mas a L sugeriu colocar num vasinho, como fazemos constantemente nos nossos momentos de jardinagem. Como é característico na abertura da primavera, as toupeiras vieram “alterar” o nosso jardim e por isso a L achou que seria a terra perfeita para o nosso vaso 🥰. Espero que assim também resulte 🍀 grata por mais uma experiência diferente em contexto familiar… 🥰

Muito obrigada à família da L. por dar o pontapé de saída 👍
Quem se segue?
Bom fim de semana e boas sementeiras 🌼🌻🌹🌷

Comentários