Quarta, 10-05-23

Estava prevista para hoje uma visita especial: A RTP viria, ao final da manhã, à nossa escola com uma missão: fazer a reportagem da colaboração da nossa escola na Festa das Rosas, que este ano se traduz na criação de um traje à Vianesa para vestir uma mordoma-manequim, que irá integrar a exposição patente na Casa do Povo de Vila Franca, a pedido da ACRVF.

Preparamos atempadamente a sala onde os 4 representantes pedidos por cada grupo/turma estariam a trabalhar nas respetivas peças: a da Sala 1 é o avental e a da Sala 2 é a algibeira; o 1º ano está a fazer o colete, o 2ª ano o lenço e as meias, o 3º ano a saia e o 4º ano a camisa. 

À Associação de Pais tocou a missão de criar o ouro desta mordoma, também ele feito com materiais reutilizados e reciclados.

Mas a equipa de reportagem atrasou-se e só depois do almoço decorreu a captação de imagens dos grupos a trabalharem...

A nossa animadora Celeste foi a entrevistada principal, como natural da terra e bastante conhecedora destas tradições, tendo acompanhado a repórter pelas diversas mesas onde as crianças se encontravam a trabalhar.

Nesta sala encontrava-se também uma modelo em carne e osso, a Francisca Rocha, a quem agradecemos a colaboração, que apresentou um traje igual ao que estamos a criar.

Foi com alguma pena que não pudemos estar todos presentes, mas esta visita seguiu as normas que foram determinadas pela RTP e não por nós... em televisão o tempo é muito valioso! 

Segundo informação da repórter irá para o ar no Programa  "Aqui Portugal" que será emitido a partir de Vila Franca no próximo fim de semana (sábado e domingo) documentando assim toda a riqueza da Festa das Rosas, que é desde 2021 Património Imaterial Cultural.

Na sala, continuamos em ação...

Após recontarmos a História da Festa das Rosas (que está a ser criada no âmbito do Projeto eTwinning "Culture through flowers" (Cultura através das flores) para partilhar com os parceiros a riqueza desta tradição local) alguns quiseram desenhar a mordoma e foram pesquisar primeiro as caraterísticas do seu traje...

O que resultou em desenhos de mordomas a levar cesto...
Conseguem descobrir a diferença entre os dois primeiros? 
Pois é, faltava a rodilha debaixo do cesto, para proteger a cabeça!
Brincamos nas áreas que escolhemos...
E de tarde saímos da escola para ir visitar uma casa, bem pertinho, onde se está a bordar um cesto de promessa.
Aí pudemos observar os trabalhos ao vivo e também os materiais naturais pré-preparados (folhas, caules, sementes, pétalas...) para assim facilitar e acelerar a tarefa dos bordadores.
O cesto, como é óbvio, não podemos revelar, para não estragar o efeito-surpresa!
Quando chegou o dono da casa já estávamos quase a sair, mas ainda nos ofereceu a um rebuçadinho 😊
Assim foi este dia, até amanhã!
Não se esqueçam de trazer o livro (quem ainda não o trouxe) para devolver à Biblioteca Itinerante que nos vai visitar amanhã de manhã.

Comentários