Começamos o dia repescando o que não fizemos ontem, já que as cabeças estavam todas em festa! Recordamos o dia especial que se comemorou, o Dia Internacional da Família e conversamos um bocadinho sobre para que servem as famílias...
- Para nos dar coisas!
- Para nos contar histórias...
- Para nos levar à festa!
- Para nos dar beijinhos, abraços e fazer festinhas
- Para ir às compras.
- Para nos levar ao parque.
Mas será que é só para tudo isto que as famílias servem?
- Servem pra cuidar de nós!
Pois é isso mesmo, desde que nascemos e enquanto somos demasiado pequenos para sobreviver sozinhos, é à família que compete cuidar de nós, alimentar-nos, vestir-nos, educar-nos e proteger-nos. Sobre isso falava também uma pequena história que escutamos, em português do Brasil, a língua materna da nossa L.
A nossa família são principalmente as pessoas que vivem connosco e que nos ajudam todos os dias, mas também há familiares que não vivem na nossa casa... então estivemos a aprender a fazer uma casa de origami (ainda iremos falar disto) para aí representarmos as pessoas que formam a nossa família nuclear (que vive connosco em casa).
Eis algumas que já ficaram prontas...Outras acabaremos amanhã... quem também irá fazer a sua depois, são os quatro finalistas que hoje foram passar um dia no futuro, numa sala do primeiro ciclo, no âmbito de uma atividade de ambientação que visa promover uma transição o mais harmoniosa e tranquila possível.
O VC, o G, a IC e a BM estavam um bocadinho ansiosos pelo que iriam encontrar, mas depressa se ambientaram, ao lado dos amigos mais crescidos que os iam acompanhar...Durante o dia tiveram aula de música, fizeram tarefas de escrita e decoraram bandeiras para completar um metro quadrado!
Na sala, entre brincadeiras e produções, uma, depois duas e depois um pequeno grupo de três esteve empenhado a criar uma caixa onde guardar as cápsulas de café que sobraram da criação do avental da mordoma. Agora que estavam todas separadas por cores, não queríamos voltar a misturá-las... houve que pensar e experimentar soluções!
Primeiro com as caixas das ditas, que verificamos serem muito estreitas para depois as conseguirmos retirar com facilidade e depois com outra caixa, cuja tampa pintamos, dando origem a dois recipientes onde as colocamos direitinhas! Parece que o problema está resolvido por agora 😉No tempo de brincadeira ao ar livre, houve um concurso de saltos!
Quem salta mais longe?
Quem consegue chegar até ao risco?
Foi também lá fora, preso no tronco de uma árvore e bem camuflado, que descobrimos um mistério: Será planta ou animal?
Achamos que é uma espécie de lagarta, pois tem patinhas pequeninas... mas houve quem achasse que era um bicho-pau e que as patas ainda lhe vão crescer 😄
Amanhã voltaremos àquela árvore, para observar de novo... será que vamos encontrar um casulo?
Há quem ache que sim!
Amanhã não se esqueçam que teremos de chegar às 9h, pois vamos passar a manhã na ACEP.
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!