Projeto eTwinning "By the power of words" / "Pelo poder das palavras"

Este é o título de um Projeto eTwinning a desenvolver ao longo deste ano letivo com parceiros europeus, educadores e crianças de jardins de infância de países como a Turquia, a Grécia, a Lituânia e Portugal.



Estando em plena sintonia com o Projeto DesenrOLA, que existe há três anos no AE Monte da Ola, pretende identificar e intervir sobre as dificuldades das crianças no âmbito da Linguagem Oral, nomeadamente quanto à articulação dos diversos fonemas (que são sons, não letras, estas designam-se por grafemas). Como uma imagem vale mais do que 1000 palavras, ajuda a perceber melhor:


A partir de uma avaliação inicial realizada individualmente com cada criança através do computador e usando um jogo de imagens, o adulto regista a verbalização, a forma de articular as diversas palavras.
Posteriormente faz o tratamento desses dados, procedendo assim à identificação das necessidades de desenvolvimento de cada criança quanto à articulação dos diversos fonemas.
Segue-se a fase de intervenção, através de atividades direcionadas a todo o grupo, com foco no desenvolvimento da linguagem oral, de modo a torná-la mais clara, fluente, correta e eficaz, reforçando a autoestima e o sentido de competência das crianças e ampliando a sua capacidade de comunicação.

Para saber um pouco mais...

Desde muito cedo, as crianças aprendem e absorvem constantemente novas informações e grande parte dessa aprendizagem é feita através da linguagem e da comunicação. As palavras que as crianças ouvem e usam podem ter um impacto significativo no seu desenvolvimento e aprendizagem, tanto a curto, como a longo prazo. 

Em primeiro lugar, as palavras são uma ferramenta essencial para a comunicação, e a capacidade de comunicar de forma eficaz é uma habilidade crucial para a vida. Da expressão de necessidades e emoções básicas, à partilha de ideias e nas relações sociais, a linguagem é fundamental para a capacidade de interagir com os outros de uma forma significativa. Assim, ao ajudarmos as crianças a desenvolverem competências linguísticas orais, estamos a dar-lhes as ferramentas de que necessitam para terem sucesso, tanto na escola, como na vida!
 
As palavras também desempenham um papel crítico no desenvolvimento de habilidades de alfabetização, pois a exposição a um vocabulário rico e variado desde tenra idade é fundamental para desenvolver fortes habilidades de leitura e escrita. Ao ler livros, contar histórias e conversar com as crianças, ajudamos a expandir seu vocabulário e a desenvolver suas habilidades de compreensão. 

Além dos benefícios práticos e educacionais, as palavras também têm o poder de inspirar, confortar e motivar as crianças. Uma palavra ou frase gentil, pode fazer toda a diferença no dia a dia de uma criança, ajuda a aumentar a sua autoestima e o sentimento de pertença. As crianças que são incentivadas e elogiadas pelos seus esforços e realizações têm maior probabilidade de se sentirem confiantes e motivadas para continuar a aprender e a crescer. 

Concluindo, a importância das palavras para as crianças não pode ser menosprezada. Nos jardins de infância temos como prioridade promover o gosto pela linguagem e pela comunicação e fornecer às crianças, desde muito cedo, as ferramentas de que necessitam para terem sucesso na escola e na vida. Ao construirmos uma base sólida de competências linguísticas orais, podemos colocar as crianças no caminho da aprendizagem e do sucesso ao longo da vida!

É pelo poder das palavras que nos tornamos pessoas 
E que uns com os outros nos relacionamos.
Que transmitimos necessidades, emoções e ideias,
Que construímos conhecimento e o pensamento organizamos.

Comentários