29-01-24 - Projeto Cultural de Escola "Ser' Arte" e Plano Nacional das Artes, em ação na EB de Vila Franca

No âmbito do Plano Nacional das Artes e enquadradas no Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, Ser' Arte (que defende que "é preciso inovar e ousar, para que possamos chegar a todas as crianças e às suas famílias, para que possamos ver além dos muros, para que possamos evoluir e promover uma educação para o sucesso e para a felicidade"), realizam-se todos os dias nos diversos jardins de infância do AEMO inúmeras atividades, planeadas ou espontâneas, que vão ao encontro destes propósitos.

Porque a infância é o espaço-tempo de maior criatividade do ser humano, é preciso que as crianças sejam incentivadas a fazer coisas diferentes, a "pensar fora da caixa" e a explorar, com todos os sentidos, "as 100 linguagens da criança" de que falava Loris Malaguzzi (1997):

A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos,
cem modos de pensar, de jogar e de falar.
Cem, sempre cem, modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois cem, cem, cem) 
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
 de pensar sem as mãos,
de fazer sem a cabeça,
de escutar e de não falar,
de compreender sem alegrias,
de amar e de maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: 
de descobrir um mundo que já existe
e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: 
que o jogo e o trabalho,
a realidade e a fantasia,
a ciência e a imaginação,
o céu e a terra,
a razão e o sonho,
são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe, enfim, que as cem não existem.
A criança diz: ao contrário, as cem existem.”


A experiência de pintura que as imagens documentam, decorreu numa superfície vertical, criada com plástico-filme colocado ao redor das pernas das mesas invertidas e é um bom exemplo de como com poucos recursos se pode inovar.
A História da Mosca Fosca deu o mote e a organização da sala, sendo dinâmica, alterou-se e tornou-se num espaço de brincadeira, de exploração sensorial e de criação artística, o que se tornou possível por estar apenas metade do grupo na sala, dado as crianças mais crescidas estarem na Patinagem.

Parabéns aos meninos e meninas médios e pequeninos da Sala 2, às estagiárias Micaela e Ju que tão bem as desafiaram e à assistente Irailda, que apoiou todo o processo.

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