Hoje, no âmbito dos Projetos "Património, Identidade e Futuro" e "Tradições Floridas", recebemos na sala a visita da D. Elisabete que nos veio dar a conhecer os palmitos e a forma como são construídos, a propósito da colaboração da escola na edição deste ano da Festa das Rosas: criar um palmito gigante, com a participação de todas as crianças da escola! Para quem não conhece, um palmito é assim...
Com a ajuda da D. Elisabete, cuja visita foi patrocinada pela Associação de Pais, e com recurso a materiais como papel metalizado dourado, lápis, tesoura, cola e arame, pusemos mãos à obra: houve que contornar o modelo, recortar, dobrar e colar o arame, para cada um completar a sua folha...
Os amigos da Sala 2 também fizeram as suas folhas e os do Primeiro ciclo farão, noutro dia, as flores, para depois se montar o palmito. Um trabalho colaborativo que terá, certamente, um bonito resultado, para além de ajudar a perpetuar esta antiga arte e tradição do Minho!
Já de tarde, a Celeste e a Ira mostraram-nos como criar uma Coroa das Maias, para manter também viva esta tradição, com recurso a todas as giestas e flores que levamos para a escola neste último dia de abril.
Depois de criada a coroa com as giestas, a mesma foi recheada com todo o tipo de bonitas flores e pendurada à entrada da nossa escola.
Reza a tradição que assim se afasta "o carrapato", ou seja, o "mau-olhado" 😉
Obrigada a todas as famílias pela colaboração e parabéns às nossas artistas, que ajudam na manter vivas estas Tradições Floridas na Terra da Flor.
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!