Começamos com alegria mais uma semana cantando o bom dia e as novidades do fim de semana foram tantas quanto o entusiasmo com que foram contadas!
O livro "Os ovos misteriosos", de Luísa Ducla Soares trouxe-nos uma nova história com ovos e animais, que proporcionou várias descobertas sobre as suas características: o
, a
, o
, a avestruz e o pintainho têm bico, dentes, penas, escamas, patas, asas? Como é cada um e a que conjunto pertence?



No final do registo coletivo, contamos e colocamos o número de animais diferentes presente em cada conjunto.
Também brincamos e demos continuidade aos projetos de rolo de papel, que cada um decorou como quis, usando diversos materiais e assim criando bonecos, animais ou coisas...
A manhã de terça começou com as novidades habituais de todos os dias e com o regresso de uma amiga que há muito não vinha à escola 

Recordamos a história de ontem através de 2 jogos Wordwall sobre "Os ovos misteriosos" em que acertamos todas as respostas! 

São todos os momentos do dia em que se permite às crianças brincarem de forma livre, sem orientação de adultos ou objetivos, onde têm liberdade de explorar, imaginar e criar, usando os espaços e materiais à disposição, na sala ou fora dela, para concretizarem as suas ideias.
Lá fora, por exemplo, quisemos recordar ou aprender como se joga à macaca!
De tarde, preparamos um recado para os nossos pais sobre o Halloween, de que já começamos a falar na sala... representamos (como sabemos) como gostaríamos que fossem as nossas "meias malucas" que a escola propôs trazermos este ano.
Mais um desafio para pais e filhos!
Começamos a quarta-feira observando as mudanças no "ovo misterioso" que está em crescimento na nossa sala. As hipóteses sobre o que irá nascer vão desde cavalo, dinossauro, a pintainho e galinha. Será que alguém vai acertar?
As opiniões também se dividiram quando foi colocado o desafio: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Em grande grupo cada um criou o seu "ovo misterioso" usando papel-toalha, marcadores e água para revelar o conteúdo do ovo.
Brincamos, terminamos e distribuímos os projetos de rolo de papel.
Na hora de almoço afixamos na cantina o cartaz que elaboramos com as normas a cumprir.
De tarde, os mais crescidos tiveram uma reunião em pequeno grupo, para resolver algumas questões e realizar um desafio matemático!
"A cesta da d. Maricota" foi a história que a Equipa de Saúde Escolar nos veio contar na quinta-feira, no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) em curso no AEMO.
Misturando o teatro com os fantoches e a música, as senhoras enfermeiras apelaram à escolha de alimentos mais saudáveis para as refeições de todos os dias, privilegiando-se os alimentos naturais, em detrimento dos processados / embalados.
Sendo quinta-feira, seguiu-se a aula de música e assim passou a nossa manhã...
Depois do almoço e do tempo de brincadeira no exterior...

Entretanto vão chegando à sala as folhinhas de outono, muito bem disfarçadas para o Halloween
pelas famílias, para decorarem a nossa escola 


"Pintura à vista", foi assim que criamos estas "obras-primas", enquanto observávamos o que nasceu do nosso ovo misterioso!
Escolhemos as cores, fomos buscar folhas grandes e dedicamo-nos calmamente a esta atividade, que contribui para o desenvolvimento do sentido estético, da organização espacial, da atenção/ concentração, da motricidade fina e da memória!
Seria um dinossauro ou um dragão?
Foram estas as últimas duas hipóteses que levantamos e, curiosamente, quem "ganhou" desta vez, não foi quem escolheu a hipótese com mais "votos", mas sim quem acertou no que efetivamente saiu do ovo: um dragão
uma figura que só existe na nossa imaginação!

É a Arte, sempre presente, a ajudar-nos a crescer, a nós e à nossa criatividade 





A educadora Cláudia fez-nos companhia e contou-nos uma história que reforçou a mensagem do teatro de ontem: a alimentação saudável baseia-se em alimentos naturais: os que vêm da terra e dos animais.
Brincamos e terminamos as atividades propostas pela Equipa de Saúde Escolar, que foram depois organizadas pelos mais crescidos.
A Su trouxe-nos uma surpresa na hora de almoço, depois das brincadeiras ao ar livre, que nos permitiu criar um boneco com autocolantes e a isso nos dedicamos também, organizando devidamente o esquema corporal, colocando cada coisa no seu lugar!
Bom fim de semana!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!